PolíciaRio de Janeiro - Capital

Adolescentes negros denunciam racismo em abordagem por PMs

Adolescentes negros denunciam racismo em abordagem por PMs

Adolescentes negros denunciam racismo em abordagem por PMs | Reprodução

Um caso chocante de violência e racismo marcou a noite de quarta-feira (3) em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Adolescentes negros, entre 13 e 14 anos, foram vítimas de uma abordagem truculenta por parte de policiais militares, em um episódio que gerou grande repercussão nas redes sociais e revolta da comunidade.

Câmeras de segurança do local registraram a ação dos PMs, que chegaram em uma viatura e desembarcaram já apontando armas para os jovens.

Os adolescentes, que estavam em um grupo de quatro, foram obrigados a se encostar na parede e foram revistados individualmente.

+ LEIA TAMBÉM: ►Bandido que assaltou casal em garagem é preso

Em um relato comovente nas redes sociais, Rhaiana Rondon, mãe de um dos adolescentes, narrou o ocorrido com detalhes. Segundo ela, os jovens, que são todos negros, estavam apenas deixando um amigo em casa quando foram abordados de forma abrupta e violenta pelos policiais.

“Eles não entenderam nada do que os policiais diziam, pois são estrangeiros e filhos de diplomatas. Um dos meninos, que é branco, precisou intervir para explicar que eles estavam de férias no Rio e que não representavam nenhuma ameaça”, relatou Rhaiana.

Apesar da situação, os adolescentes foram liberados após a intervenção do jovem branco. No entanto, a atitude dos PMs gerou grande indignação na família e na comunidade, que denunciam um caso claro de racismo e violência policial.

“É inaceitável que jovens sejam vítimas de tal brutalidade, principalmente por serem negros. Essa abordagem foi claramente discriminatória e precisa ser investigada com rigor”, afirmou Rhaiana.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Dessa forma, O caso, que envolveu adolescentes de quatro nacionalidades (França, Canadá, Gabão e Burkina Faso), já mobilizou autoridades brasileiras e internacionais. O Itamaraty e os consulados dos países envolvidos estão cientes do ocorrido e acompanham o caso de perto.

Sendo assim, a repercussão do caso nas redes sociais também gerou um movimento de repúdio ao racismo e à violência policial. Assim, diversas pessoas se manifestaram em apoio aos adolescentes e cobraram medidas contra os responsáveis pela abordagem.

“É lamentável que esse tipo de situação ainda aconteça em nosso país. Precisamos unir forças para combater o racismo e a violência policial, que tanto sofrimento causam à nossa sociedade”, disse uma internauta.

Por fim, a Polícia Militar do Rio de Janeiro informou que abriu um inquérito para investigar o caso. Os PMs envolvidos na abordagem foram afastados das funções enquanto as investigações estão em andamento.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Polícia