CelebridadesEntretenimento, Artes e CulturaObituário

Adeus, Mina: Atriz Ilva Niño morre aos 89 anos no Rio

Adeus, Mina: Atriz Ilva Niño morre aos 89 anos no Rio

Adeus, Mina: Atriz Ilva Niño morre aos 89 anos no Rio | Reprodução/TV Globo

A manhã desta quarta-feira (12) amanheceu mais triste para a cultura brasileira com a notícia do falecimento da atriz Ilva Niño, aos 89 anos. A artista, que marcou época na pele da inesquecível Mina na novela “Roque Santeiro” (1985), estava internada no Hospital Quali, em Ipanema, desde o dia 13 de maio, em decorrência de complicações respiratórias, digestivas e renais, que culminaram em falência múltipla de órgãos.

Nascida em Floresta, Pernambuco, Ilva Niño se dedicou à arte desde cedo. Na década de 1960, integrou o Movimento de Cultura Popular, onde realizava trabalhos de alfabetização e conscientização social em comunidades rurais. Sua paixão pelo teatro a levou à Globo, onde estreou em “Verão vermelho” (1969).

Ao longo de sua vitoriosa carreira, colecionou papéis marcantes em novelas como “Cheias de Charme” (2012), “Alma Gêmea” (2005), “O Outro” (1987), “Bebê a Bordo” (1988), “Sexo dos Anjos” (1989), “Pedra sobre Pedra” (1992), “Tropicaliente” (1994), “Senhora do Destino” (2004), “Terra Nostra” (1999) e “Sete Pecados” (2007), entre muitas outras.

Mina: Um papel que a eternizou

Mas foi sem dúvida na pele da empregada doméstica Mina na novela “Roque Santeiro” que Ilva Niño conquistou o coração do público e se tornou um dos ícones da teledramaturgia brasileira. Sua personagem, confidente da viúva Porcina (Regina Duarte), era sinônimo de sabedoria, bom humor e lealdade. A atriz marcou gerações com seus bordões e frases de efeito, como o inesquecível “É o que tem!”.

Homenagens e comoção

A morte de Ilva Niño gerou grande comoção no meio artístico, assim como entre seus fãs. Amigos e colegas de profissão prestaram homenagens à atriz nas redes sociais e lamentaram a perda de um talento ímpar.

“Descanse em paz, minha querida Ilva Niño”, disse o ator Ary Fontoura.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

“Um dia triste para a cultura, a despedida de uma atriz que teve longa carreira no teatro, cinema e televisão. Ilva Nino foi brilhante, a eterna Mina, de Roque Santeiro, sentimos todos… Meus sentimentos à família, amigos e fãs”, lamentou Zezé Motta.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

“Que a grande atriz e amiga Ilva Niño descanse em paz. Hoje está ao lado do seu filho que partiu muito jovem. Ela será sempre inesquecível em minha vida. Os meus sentimentos à família, amigos em comum e fãs. Até já querida”, disse Tássia Camargo.

Por fim, Ilva Niño deixa um legado de talento, profissionalismo e dedicação à arte. Sua partida é uma perda irreparável para a cultura brasileira, mas sua memória e seu trabalho continuarão a inspirar novas gerações de artistas.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Celebridades