Leste FluminenseNiterói

Acordo Mercosul-UE e sustentabilidade pautam missão de Niterói na Europa

Acordo Mercosul-UE e sustentabilidade pautam missão de Niterói na Europa: Rodrigo Neves e Rui Moreira em Portugal

Governantes de Porto, Rui Moreira, e de Niterói, Rodrigo Neves, conversam sobre Acordo Mercosul-UE, durante missão de Niterói em Portugal, na Europa, pela Frente Nacional de Prefeitos | Divulgação

Rodrigo Neves (PDT), prefeito de Niterói, desembarcou em Portugal para representar a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o MercoCidades em uma missão internacional. No Porto, norte do país, ele se reuniu com o prefeito Rui Moreira para tratar de parcerias estratégicas. Trata-se de uma das cidades mais relevantes, economicamente, da União Europeia.

Governantes de Porto, Rui Moreira, e de Niterói, Rodrigo Neves, conversam sobre Acordo Mercosul-UE, durante missão de Niterói na Europa pela Frente Nacional de Prefeitos | Divulgação

Rodrigo Neves e Rui Moreira conversam sobre agendas internacionais importantes para as cidades que governam: Niterói, no Brasil, e Porto, em Portugal | Divulgação

O encontro abordou dois eixos centrais. Primeiramente, o recente acordo entre Mercosul e União Europeia. Não menos importante, a necessidade de as cidades se adaptarem às transições digital, demográfica e verde.

A conversa entre os chefes de poder também incluiu a visita da comissão da FNP ao Porto, ocorrida em junho. Ao mesmo tempo, Rodrigo Neves fez questão da participação de Moreira na cúpula da MercoCidades, programada para dezembro, em Niterói.

Rodrigo Neves e Rui Moreira em Portugal

Em Portugal, Rodrigo Neves convida prefeito Rui Moreira, do Porto, para participar da 30ª Reunião de Cúpula do MercoCidades, que acontecerá em Niterói | Divulgação

“É fundamental promover economias sustentáveis com políticas inclusivas e democráticas, mitigar as alterações climáticas e reduzir desigualdades. Convidei Rui Moreira para visitar Niterói em dezembro/25, durante a 30º Cúpula do MercoCidades que será realizada em nossa cidade”, destacou Rodrigo Neves.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Além disso, Neves esteve com representantes da Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Brasil. Essa agenda tem como objetivo atrair investimentos visando impulsionar o desenvolvimento econômico de Niterói.

Encontro de cúpula em Niterói no fim do ano

O 30º encontro do MercoCidades acontecerá em Niterói, no mês de dezembro, mas ainda sem data definida. A entidade, fundada em 1995, reúne 400 cidades de 12 países da América do Sul. Atua, principalmente, potencializando identidade e a integração regional para assegurar o desenvolvimento das cidades e o bem-estar do continente.

Para isso, o MercoCidades visa promover a integração entre as cidades, estimulando-as a serem inclusivas e participativas, sobretudo nas agendas nacionais, regionais e mundiais. A entidade ainda vai além disso, pois estimula o intercâmbio de experiências e a criação de políticas conjuntas entre suas afiliadas.

+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

Nesse sentido, sob constante diálogo com a sociedade civil, a agenda que Rodrigo Neves cumpre em Portugal se mostra em sintonia com esses preceitos.

Turismo de negócios em Niterói

Todavia, também vale lembrar que Niterói tem buscado ampliar seu espaço no turismo de negócios, considerando o potencial da cidade.

Agora, no mês de abril, por exemplo, acontece uma importante convenção de gastronomia empresarial: o Abrasel Conecta, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

André Bento, presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), afirma que a cidade está preparada para receber grandes eventos. Ainda conforme a visão de André Bento, a cidade avança cada vez mais no turismo, com seu potencial cultural, ambiental, gastronômico fazendo girar a economia da cidade.

André Bento defende vocação de Niterói para o turismo de negócios | Divulgação

André Bento defende vocação de Niterói para o turismo de negócios | Divulgação

“A cidade tem vários segmentos e atrativos que alavancam a vinda de turistas. Sem dúvida, o turismo de Negócios é um deles,” afirma.

 

 

 

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *