Centenas de mudas estão sendo plantadas nos trechos 1, 2 e 3 do projeto Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI), o maior projeto de mobilidade urbana de São Gonçalo. Nesta quarta-feira (18), novas mudas de Ipê, Escumilha, Acácia e Sibipiruna foram colocadas ao longo da Avenida Presidente Kennedy, no Centro, próximo ao Espaço Salvatori. O objetivo é plantar mais de 1.200 mudas até a conclusão da obra.
+ LEIA TAMBÉM: ►Ossada humana é encontrada em terreno baldio de Araruama
+ LEIA TAMBÉM: ►Desfile de aniversário muda o trânsito de São Gonçalo
Passantes das ruas que cortam os bairros de Neves até o Centro, como Jaime Figueiredo, Fontes, Maurício de Abreu, Alberto Torres e Avenida Presidente Kennedy, já observam as melhorias. As áreas verdes estão sendo ampliadas, e os espaços estão mais limpos e coloridos. As intervenções urbanísticas incluem a transformação de áreas degradadas em espaços revitalizados.
A rua Maurício de Abreu, antes uma via secundária, agora se destaca como um corredor viário principal em direção ao Centro. O projeto também inclui a instalação de redes de drenagem para melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir os alagamentos frequentes na cidade. As novas pistas e calçadas estão acompanhadas de sinalização adequada e ciclovias.
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI
O plantio das árvores é realizado em colaboração com a Secretaria de Estado das Cidades e a Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo. Além das novas mudas, a Prefeitura está repondo palmeiras removidas no início das obras. Essa parceria visa melhorar a qualidade ambiental e urbana da região.
As obras do MUVI são coordenadas pela Secretaria de Estado das Cidades, em colaboração com a Prefeitura de São Gonçalo. O projeto prevê a criação de um corredor viário de 18 quilômetros, ligando Neves a Guaxindiba, com 32 estações e pistas exclusivas para ônibus e ciclovias. O investimento total é de R$ 287 milhões.