
Ações de ordenamento são iniciadas para evitar descarte irregular de lixo no Rio | Divulgação
A Subprefeitura dos Grandes Complexos e a Comlurb deram início a uma série de medidas para coibir o descarte irregular de lixo em comunidades do Rio de Janeiro.
O primeiro local a receber as intervenções foi o Parque Proletário, no Complexo da Penha, Zona Norte da cidade. No local, estão em andamento obras para implantação de um ecoponto na Estrada José Rucas.
Instalação de novos equipamentos para armazenamento de lixo
O ecoponto contará com duas caixas compactadoras de 15 m³ destinadas ao lixo domiciliar e duas caixas metálicas multiuso de 5 m³ para entulhos e outros resíduos. A iniciativa visa impedir o espalhamento de lixo pelas vias, agilizar a coleta e manter as ruas mais limpas.
A subprefeita dos Grandes Complexos, Marlí Peçanha, destacou a importância da ação para reduzir problemas sanitários e ambientais.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
“Identificamos o agravamento do descarte irregular de resíduos em comunidades de baixa renda e essa é uma de nossas prioridades a serem enfrentadas para que o lixo seja levado para os pontos permitidos. Nosso objetivo é reduzir os impactos negativos à saúde pública, evitar a proliferação de ratos e insetos, além de prevenir alagamentos em consequência do entupimento de bueiros, a contaminação das águas e o assoreamento dos rios”, afirmou.
Medidas também são adotadas no Complexo do Jacarezinho
No Complexo do Jacarezinho, também na Zona Norte, foram instalados quatro novos contêineres de lixo na Rua Viúva Cláudio, próximo à região conhecida como Buraco do Lacerda. A decisão foi tomada após uma vistoria técnica com líderes comunitários e representantes da Comlurb.
A localidade, que recebeu limpeza com jatos de água, era um dos pontos críticos de despejo irregular de lixo na região. De acordo com a prefeitura, outros locais do Jacarezinho estão sendo avaliados para implantação de equipamentos adequados para armazenamento e descarte correto dos resíduos.