Leste FluminenseNiterói

Ações culturais Brasil-França: Encontro em Niterói

Ações culturais Brasil-França: Encontro em Niterói

Ações culturais Brasil-França: Encontro em Niterói | Divulgação/Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói

Representantes culturais da França, entre eles a secretária geral do Museu de Arte Contemporânea de Bordeaux e representante da Prefeitura da cidade, Dominique Nivelle, estiveram presentes na tarde da última quarta-feira (09), na Casa Aprendiz Musical Aníbal Bragança, no Fonseca, e se encontraram com representantes da Prefeitura de Niterói para debater as ações culturais que serão realizadas em parceria entre as duas cidades.
A visita técnica fez parte do planejamento para as comemorações dos 200 anos das relações diplomáticas e culturais entre Brasil e França – que acontecem em 2025 e que vão contar com uma apresentação da Orquestra Aprendiz Musical no CAPC (Musée d’art Contemporain de Bordeaux), que é o primeiro museu de arte contemporânea surgido na Europa.

Dominique Nivelle assistiu a um ensaio da Orquestra Aprendiz, regido pelo maestro Evandro Rodrigues, ao lado da chefe de gabinete da Prefeitura de Niterói, Mariane Thamsten, e de Luiza e João Carino – diretores do IMMuB, instituto que faz a gestão do Programa Aprendiz.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
A amostra musical deu o tom de como será a participação dos jovens músicos no evento Favela Bossa, programado para acontecer em julho – mês de férias das crianças – em Bordeaux.
“As tratativas começaram no início do ano passado, quando o prefeito Axel Grael esteve em Bordeaux assinando um protocolo de parceria e apoio mútuo. Estamos seguindo todo o protocolo diplomático, inscrevendo nos editais, para formalizarmos e reforçar este interesse entre as duas cidades. A Orquestra será responsável por toda a parte musical, e os aprendizes não vão esquecer desta viagem marcante”, contou Mariane Thamsten. “Também está prevista a realização de um debate com Axel Grael e uma exposição fotográfica sobre o nosso já premiado internacionalmente Parque Orla de Piratininga (POP)”, explica ela, confirmando que, no segundo semestre, Niterói recebe uma exposição inédita e oficial sobre o multiartista Jean Cocteau.
Ações culturais Brasil-França: Encontro em Niterói

Ações culturais Brasil-França: Encontro em Niterói | Divulgação/Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói

João Carino, diretor do IMMuB, explicou que, no Programa Aprendiz, o aluno não vem de fora e entra para a orquestra, e sim, ele se prepara desde pequeno e vai crescendo e mudando de foco durante os anos, em sua convivência com o Aprendiz.
“A maioria destes alunos são das periferias da cidade e nosso trabalho se tornou muito significativo, já que não promove apenas inclusão musical, mas também educativa e social. São alunos que poderiam ter seguido outro trajeto de vida. Estudando no Aprendiz eles se livram da droga, da violência, e levam a música por toda a sua vida afora”, afirma.

Sobre o Aprendiz Musical

O Aprendiz Musical é um dos mais importantes programas do país de desenvolvimento social por meio da arte. Iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Executiva, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Aprendiz Musical recebeu, em 2017, o título de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro e que, em abril deste ano, completou 22 anos.
O programa tem como base o canto coral e o repertório nacional para iniciar os alunos da rede municipal de ensino de Niterói no universo da música. Por meio da prática de instrumentos variados, do canto coral e das formações orquestrais, o Aprendiz Musical contribui não apenas para o desenvolvimento musical como também social e intelectual do aluno.

http://instagram.com/folhadoleste

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Comments are closed.