
Foto: Divulgação
A Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ), em parceria com o RioÔnibus e a OnBus, está lançando uma iniciativa para prevenir o desaparecimento de crianças e adolescentes durante o período de festas de fim de ano, verão e férias escolares. Com o objetivo de informar e conscientizar, a campanha consiste na exibição de vídeos informativos nos ônibus e terminais da Região Metropolitana.
O programa SOS Crianças Desaparecidas, que possui um banco de dados com 27 anos, registrou até o momento 4.307 casos, sendo que 3.753 pessoas foram localizadas. Esse índice de sucesso, acima de 86%, demonstra a importância e eficácia das ações do programa.
“Através das parcerias com entidades como RioÔnibus e OnBus, nossa intenção é mobilizar a sociedade e reduzir ao máximo o número de casos de desaparecimentos. Queremos atuar prioritariamente em ações de prevenção”, comenta Luiz Henrique Oliveira, gerente do programa SOS Crianças Desaparecidas da FIA-RJ.
“Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui”
A parceria entre a Fundação e o RioÔnibus é uma contribuição do sindicato com a sociedade carioca. O transporte coletivo não se limita apenas a levar pessoas de um lugar para outro, mas também se preocupa com a segurança de todos. A divulgação das diretrizes de prevenção ao desaparecimento nos terminais e nos ônibus já alcançou mais de 3 milhões de pessoas, contribuindo para um final de ano mais tranquilo para as famílias.

Foto: Divulgação
Em casos de desaparecimento, é importante saber como proceder. De acordo com a Lei da Busca Imediata, a investigação é realizada imediatamente após a notificação das autoridades competentes. Portanto, caso uma criança desapareça, não é necessário esperar 24 horas para registrar a ocorrência. Procure imediatamente a delegacia mais próxima de sua residência.
A FIA oferece apoio às famílias na divulgação de vídeos e cartazes das crianças desaparecidas, além de contar com uma ampla rede de parceiros na mídia e nas redes sociais. Após a localização, o apoio psicossocial é continuado, assim como os encaminhamentos necessários para outras políticas, como saúde e educação.