A partir desta quinta-feira (22/06), a Carreta e-Museu do Esporte estará aberta ao público na Praça Itamar da Silva Júnior, no Centro de Itaboraí. O veículo, equipado com tecnologia de ponta, interatividade e imersão na história do esporte nacional, ficará disponível até o próximo domingo (25/06), sempre de 9h às 16h.
No primeiro dia de programação, a Carreta recebeu alunos da rede municipal de ensino, que terão acesso exclusivo até o segundo dia de atividades (23/06), além de atletas da cidade. A primeira-dama do município, Pâmela Delaroli, os secretários municipais de Esporte e Lazer, Fábio Santos (Fabão), de Meio Ambiente, Jhonatan Ferrarez, de Cultura, Roberto Costa, de Segurança Pública e de Transporte, Marcelo Leite, o procurador-geral do município, Edson José de Lima Xavier, a subsecretária de Gestão e Ensino, Gláucia Vieira, a subprefeita de Manilha, Joana Lage e vereadores da cidade também participaram do evento.
A Carreta e-Museu do Esporte é patrocinada pela Enel Distribuição Rio e pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo do Governo Estadual. O projeto tem como objetivo levar um novo olhar sobre modalidades do esporte e atletas nacionais. A idealizadora e gestora do projeto, Bianca Gama, destacou os objetivos da Carreta e como ela pode influenciar na visão que as pessoas têm sobre o esporte nacional.
Todos que comparecerem até domingo (25/06) poderão usufruir de um acervo dos colecionadores de esporte brasileiro, além de contar com simuladores equipados com tecnologia de ponta e muita interatividade. A Carreta e todas as atividades propostas no projeto, são totalmente acessíveis a deficientes visuais, auditivos ou físicos. Além disso, a Carreta conta com monitores capacitados para receber esse público.
Os visitantes terão a oportunidade de apreciar o Maracanã de um ângulo feito por imagens aéreas do estádio, além de realizar um tour virtual pelo Complexo Esportivo Júlio Delamare, que garante a apresentação das modalidades natação, salto ornamental, polo aquático e nado sincronizado para todo o público. Em uma das salas, os visitantes poderão conferir acervos únicos, como pegadas de heróis do futebol, incluindo Nenê, Adriano Imperador, Zico e Pelé.
A Carreta também contará com a disposição de uma praça esportiva com várias atividades, como badminton, futebol, tênis de mesa, vôlei sentado e muito mais. Os professores da rede municipal de ensino da cidade e 12 monitores receberam capacitação em oficinas de criação de material esportivo produzidos a partir de elementos recicláveis, enfatizando a sustentabilidade. A atividade é baseada no conteúdo pedagógico das cartilhas educativas do eMuseu do Esporte.
A Carreta e-Museu do Esporte é uma oportunidade única para conhecer mais sobre a história do esporte nacional e incentivar a prática desportiva para todas as idades. A estudante do 7º ano da Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva, Yasmim de Jesus, de 12 anos, não escondeu a empolgação por participar das atividades da carreta e convida a todos para conhecerem o projeto.