
Evento gratuito: Instituto Teatro Novo apresenta a peça “Mais do Que a Casca de Nós” com atores com deficiência em Niterói. (Felipe Xavier)
O Instituto Teatro Novo e o Ministério da Cultura apresentam “Mais do Que a Casca de Nós”, uma peça que conecta inclusão e arte, protagonizada por artistas com deficiência. O espetáculo será encenado gratuitamente nos dias 26 e 31 de outubro, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ENTRETENIMENTO, ARTES E CULTURA? CLIQUE AQUI
Inspirado em “Hamlet”, de Shakespeare, o espetáculo traz 25 atores com deficiência intelectual, autismo e síndrome de Down, que transformam suas vivências e anseios em uma reflexão sobre a própria existência. “O que representa a famosa frase ‘ser ou não ser’ para uma pessoa com deficiência?” é o que se pergunta Leonardo Corajo, dramaturgo e diretor da peça, cuja dramaturgia explora as emoções de personagens complexos. Com paixão, os atores revelam seus próprios desafios e questionamentos ao abordar temas de invisibilidade, aceitação e superação.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
A peça é parte do programa “Olhos D’Água”, projeto da Redes de Escolas Livres do Ministério da Cultura, e promove um encontro entre o texto de Shakespeare e a vida dos artistas.
O teatro, por meio desses corpos em cena, nos faz repensar sobre modelos sociais e as diferentes formas de estar no mundo. O corpo diverso precisa ocupar todos os espaços, precisa liderar as próprias narrativas, porque eles existem para si e não apenas para inspirar os outros. Se o teatro é a arte do encontro, feliz sou eu por encontrar pessoas tão maravilhosas, artistas tão potentes”, emociona-se Corajo.
Ao revisitar a obra de Shakespeare, a peça aborda os temas de controle sobre Ofélia, rejeição sofrida por Gertrudes e a lealdade de Horácio. O diretor reforça que o espetáculo propõe repensar modelos sociais e o papel das pessoas com deficiência no mundo artístico.
Quando Hamlet, ao lamentar que a “Dinamarca era uma prisão”, ele diz em sequência que “poderia viver recluso numa casca de noz e ainda assim se considerar rei do espaço infinito”. “E é isso o que vejo nesses atores: uma imensa potência de criar e viver, mas ainda sob os olhares capacitistas e preconceituosos de uma sociedade que ainda não consegue vê-los em sua plenitude. Cada pensamento deles, cada palavra foi escutada, acolhida e está presente na peça. O espetáculo é, enfim, sobre eles”, explica o professor Leonardo Corajo
O Instituto Teatro Novo, com sede em Niterói, é referência na inclusão cultural e produz o espetáculo como parte de seu compromisso com a acessibilidade e o anticapacitismo. Há mais de 18 anos, o instituto oferece oficinas, capacitações e eventos que promovem o protagonismo de pessoas com deficiência. Além de “Mais do Que a Casca de Nós”, o instituto realiza festivais como o Festival Teatro Novo e o Festival Cultura Surda, fortalecendo a cultura inclusiva.
Ficha Técnica: Espetáculo: “Mais do Que a Casca de Nós”
Dramaturgia e Direção: Leonardo Corajo
Cenografia e Direção de Arte: Tainá Xavier
Produção: Daniele Motta
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer, Niterói
Serviço:
Datas: 26 de outubro (sábado) e 31 de outubro (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer, Niterói
Entrada: Gratuita, classificação livre