
Foto: Divulgação
A inclusão do autismo ainda é um desafio nas escolas, mas ainda vejo como um desafio de extrema importância para sociedade como um todo.
Não se pode titubear quando o assunto é inclusão, devem ser criadas estratégias diferenciadas e preparar a equipe pedagógica para receber esses alunos dando apoio constante. Nas escolas apoio psicológico é fundamental.
Essa é uma forma positiva que engloba todos. Tanto professores, alunos em geral e família. Nós só temos a aprender com a diversidade. Infelizmente ainda no ano de 2023 muitas escolas alegam não estarem preparadas quando o assunto é inclusão, mesmo sendo um direito da criança garantido por lei devemos buscar soluções e conhecimento para superar as inseguranças quando o assunto é TEA — Transtorno do Espectro Autista .
“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”
É nítido como o apoio dos profissionais especializados dentro da escola auxilia ainda mais no desenvolvimento da criança, e a sensibilização dos funcionários da escola e o diálogo entre os coordenadores e professores favorecem a realização da inclusão com mais facilidade, trazendo conforto e segurança as familias. Deveria ser obrigatório em todas as redes de ensino. ” Conforme garantido na Constituição Federal; em seu Art. 205, em relação à educação como um direito de todos, bem como no Art. 206, inciso I, que estabelece igualdade de condições de acesso e permanência na escola.”
O autismo
Etimologicamente falando, autismo vem da palavra de origem grega “autos” cujo significado é “próprio ou de si mesmo”, sendo caracterizado como um distúrbio neurológico que surge ainda na infância, causando atrasos no desenvolvimento (na aprendizagem e na interação social) da criança.
O autismo não tem causa definida. É um transtorno que provoca atraso no desenvolvimento infantil, comprometendo principalmente sua socialização, comunicação e imaginação, por esse motivo a diversidade deve ser olhada com carinho e estímulo, afim de criar um laço de acolhimento dentro da sociedade, de forma justa e igualitária, com cidadãos preparados para receber o Espectro Autista.
A educação é umas das maiores ferramentas para o desenvolvimento de uma criança autista. Que a gente possa ver mais professores, e escolas preparadas para essa inclusão, levando para sala de aula mais conhecimento sobre essa condição, inclusive para outras crianças que não possuem o transtorno, compreenderem e abraçarem seus colegas de classe.
Com apoio tudo fica mais fácil e com um resultado positivo a curto prazo.
Juntos pela diversidade!
Redação : Juliana Regis