A Prefeitura de Maricá, por meio do Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated), derrubou nesta terça-feira (26/11) um imóvel que estava prestes a desabar na orla de Itaipuaçu. A construção ficava em um terreno da Avenida Benvindo Taques Horta Júnior, e já tinha sido interditada pela Defesa Civil Municipal por estar com sua estrutura comprometida. Uma máquina retroescavadeira foi utilizada na demolição do imóvel, que apresentava diversas rachaduras.
+ LEIA TAMBÉM: ►Novo polo do Maricá das Artes é inaugurado em Itaipuaçu
Participaram da ação as secretarias de Urbanismo, da Cidade Sustentável, de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Integrado (Seop), de Proteção e Defesa Civil, de Iluminação Pública, de Habitação e Assentamentos Humanos e de Trânsito e Engenharia Viária, junto com equipes da Guarda Municipal, do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar). Antes da demolição, diversos objetos foram retirados de dentro do prédio onde, de acordo com o processo da Defesa Civil Municipal, teria funcionado anteriormente um clube de pesca.
+ LEIA TAMBÉM: ►Vídeo: trânsito parado em Niterói após ônibus ser consumido pelas chamas
A Secretaria de Assistência Social também participou da ação, procurando identificar pessoas de outros dois imóveis que ocupam o mesmo terreno, mas elas não foram localizadas.
A Coordenadoria de Posturas, vinculada à Secretaria de Transportes, emitiu uma notificação a um bar que funciona no mesmo lote. O estabelecimento terá de apresentar seu alvará de funcionamento em até 48 horas.
Fiscalizações do Gated
O Gated realiza reuniões de planejamento a cada 20 dias para executar com eficácia as operações. Para evitar construções irregulares e em áreas públicas, a Prefeitura de Maricá vem intensificando desde 2022 as ações do grupo, criado em 30 de novembro de 2021 por meio do decreto municipal nº 777.
O grupo é formado pelas secretarias de Urbanismo, Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Trânsito, Iluminação Pública, Proteção e Defesa Civil, Comunicação Social, Habitação e Assentamentos Humanos, Cidade Sustentável e Assistência Social; pela Procuradoria Geral do Município; pela autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar); e pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).
+ MAIS NOTÍCIAS DE MARICÁ? CLIQUE AQUI
As denúncias sobre a venda ilegal de terrenos, uso impróprio do solo e construções irregulares são feitas pelo número de telefone (21) 2253-1177 ou pelo aplicativo do Disque Denúncia.
Na Secretaria de Urbanismo, as informações sobre construções irregulares podem ser comunicadas pelo número de telefone (21) 3731-9777 ou e-mail: maricafiscalizacaourb@gmail.com (distritos Centro e Ponta Negra) e pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail: denuncia.urbitaipuacu@gmail.com (Inoã e Itaipuaçu).