A evolução política das mulheres em Niterói reflete um processo gradual de conquista de direitos e visibilidade, marcado por avanços importantes nas últimas décadas. Desde a fundação da cidade em 1573, a participação feminina na política foi restrita, com as mulheres limitadas a papéis secundários na sociedade. No entanto, ao longo dos 451 anos de história, a luta por igualdade de gênero e o acesso delas aos espaços políticos foram crescendo.
Nas eleições de 2024, Fernanda Louback (PL) tem seu nome em destaque. A conhecida empresária de Icaraí, Zona Sul de Niterói, começou efetivamente sua jornada política em 2020, quando se candidatou a vereadora. Em 2022 tentou como deputada estadual. Mas foi na recente eleição que a vitória chegou, fazendo com que Louback firmasse sua cadeira feminina na Câmara Municipal da cidade.
“Hoje carrego a responsabilidade de ser a única representante feminina conservadora na Câmara Municipal. Acredito que o recurso público deve ser investido com eficiência e transparência, priorizando sempre aqueles que mais precisam. Acredito na renovação política como uma oportunidade de trazer novas ideias e pessoas comprometidas com o bem comum”.
Niterói, para Fernanda, é mais prioridade do que nunca.
“Sou apaixonada por Niterói e tenho um compromisso inegociável de trabalhar incansavelmente para que nossa cidade seja bem cuidada e respeitada. Niterói é um lugar único, com potencial enorme, e precisa avançar com políticas que priorizem quem mais necessita e que respeitem a história e a beleza da cidade”, declarou ao Folha do Leste.