A cidade de Maricá, no estado do Rio de Janeiro, inaugurou nesta terça-feira (13/06) o maior Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) do Brasil, o CEPT Leonel Brizola. Com capacidade para atender até cinco mil alunos do ensino fundamental, a escola está localizada em Itaipuaçu, em uma área de mais de 24 mil metros quadrados na antiga Avenida 2, agora denominada Avenida Jardel Filho.
Dotada de 81 salas de aula, além de outras 22 equipadas com telas interativas, a escola oferece uma variedade de laboratórios, tais como robótica, matemática, ciências naturais, artes, dança, idiomas, cozinha gourmet, biblioteca, mini cinema, auditório, observatório e planetário. Na área externa, os alunos contarão com ampla área de lazer, que será aberta à comunidade local nos fins de semana, com pista de skate, duas quadras poliesportivas e uma quadra de atividades de vôlei na areia.
Na cerimônia de inauguração, o prefeito Fabiano Horta enfatizou a importância da escola como modelo de educação transformadora e anunciou o compromisso de construir mais cinco CEPTs em Maricá. Segundo Adriana Costa, secretária de Educação do município, o Campus de Educação Pública Transformadora Leonel Brizola atenderá inicialmente os 2.200 alunos da Escola Municipal Anísio Teixeira, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental 1 e 2, e a previsão é que cerca de duas mil vagas sejam abertas até 2024, principalmente para alunos do 6º ao 9º ano.
Nicolas Charles, de 14 anos, aluno da Escola Anísio Teixeira, falou da expectativa de desfrutar da estrutura moderna e equipada do CEPT Leonel Brizola. A rede de ensino de Maricá já conta com 65 escolas, 2.678 professores e 27 mil alunos.