
Maricá seleciona jovens para curso de cinema em Cuba, promovendo imersão cultural e aprendizado audiovisual intensivo. (Divulgação/TV Globo)
Dez jovens de Maricá serão selecionados para participar de um curso na renomada Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba. O programa, com duração de 24 semanas, faz parte de uma iniciativa do ator José de Abreu, que liderará os cursos de artes cênicas e audiovisual da prefeitura a partir de janeiro. A gestão será comandada pelo futuro prefeito Washington Quaquá (PT).
A seleção será realizada pelo Movimento Popular da Juventude de Maricá, que avaliará os candidatos por meio de trabalhos apresentados e uma carta pessoal. Após essa etapa, a escola cubana escolherá os dez participantes finais.
+ MAIS NOTÍCIAS DE MARICÁ? CLIQUE AQUI
Imersão cultural antes da viagem
Os jovens selecionados passarão por uma imersão cultural antes de embarcarem para Cuba. Durante uma semana, eles participarão de cursos sobre a história do país, a língua espanhola cubana e aspectos culturais locais. Segundo José de Abreu, a preparação será intensa, com oito horas diárias de atividades.
Vamos nos aprofundar na cultura cubana para garantir que esses jovens estejam prontos para a experiência na escola.
Nomes de peso lideram iniciativas culturais em Maricá
Além do curso em Cuba, Maricá contará com outros projetos culturais liderados por nomes reconhecidos. Antônio Grassi assumirá a Empresa de Cultura e Turismo, enquanto o cineasta Ruy Guerra será consultor da Maricá Film Commission e curador do Festival Internacional de Cinema das Utopias, previsto para 2025.
Essas ações integram uma estratégia para transformar a cidade em um polo de referência em produção audiovisual e turismo cultural.