A Cedae anunciou que reduzirá a produção de água no Sistema Acari, nas próximas segunda (11) e terça-feira (12), para obras de manutenção. A interrupção afetará dois subsistemas da região, impactando o abastecimento em Nova Iguaçu e Duque de Caxias.
Na segunda-feira, a captação de água será interrompida no subsistema São Pedro, em Nova Iguaçu, das 8h às 14h. Esse bloqueio é necessário para viabilizar mais uma etapa da construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) São Pedro, que deverá beneficiar diretamente a população local.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Manutenção no subsistema João Pinto em Duque de Caxias
No dia seguinte, a Cedae fará a manutenção no subsistema João Pinto, em Duque de Caxias, reduzindo a produção de água para 40% da capacidade. Esse serviço, planejado para ocorrer das 7h às 19h, envolve a limpeza de um dos pontos de captação de água, o que também impactará temporariamente o abastecimento na área.
Após a conclusão das obras e serviços, a produção de água será completamente restabelecida em ambos os subsistemas, garantindo que o abastecimento retorne ao normal. A concessionária Águas do Rio, responsável pela distribuição de água para a região atendida pelo Sistema Acari, foi informada sobre as intervenções e está ciente dos ajustes temporários na produção.
Avanços na ETA São Pedro
A nova ETA São Pedro, que recebeu um investimento de R$ 27,5 milhões, terá capacidade de tratar a água do subsistema São Pedro com a tecnologia de microfiltração. A expectativa é que a unidade, projetada para atender aproximadamente 160 mil moradores, entre em fase de testes em 2025, trazendo maior estabilidade ao sistema de abastecimento.