EducaçãoLeste FluminenseSão Gonçalo

São Gonçalo terá faculdade de Medicina

São Gonçalo terá faculdade de medicina

O Prefeito Capitão Nelson (PL), a secretária municipal de Saúde, Dra. Bianca Serour, e o pró-reitor administrativo da Universo, Wallace Salgado de Oliveira. São Gonçalo terá faculdade de medicina | Foto: Luiz Carvalho

A cidade de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, está prestes a se transformar em novo ponto de referência para a formação de médicos no estado. Com a assinatura de um convênio entre a Prefeitura e a Universidade Salgado de Oliveira (Universo), o município dá um passo importante no desenvolvimento de sua infraestrutura de saúde e educação. O acordo permitirá que a Prefeitura seja aliada da universidade no processo de formação e capacitação de futuros profissionais da Medicina. Ao mesmo tempo em que incrementa a capacidade de atendimento na rede pública local. Em sua essência, trata-se de uma parceria que visa a integração da academia com a realidade do sistema de saúde municipal. E com uma grande promessa de beneficiar tanto os estudantes quanto a população.

O encontro realizado na última quarta-feira (06), contou com a presença do prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson (PL), da secretária municipal de Saúde, Dra. Bianca Serour, e do pró-reitor administrativo da Universo, Wallace Salgado de Oliveira. Juntos, discutiram a parceria que pode, de fato, mudar a história da cidade, com a Universidade Universo oferecendo, pela primeira vez, um curso de Medicina em São Gonçalo.

“A vinda da faculdade de Medicina para São Gonçalo vai ser de extrema importância para o município. O estágio dos alunos na rede municipal de saúde vai trazer benefícios tanto para os alunos, que estarão atuando na prática, como para a cidade, que poderá contar com empenho dos estudantes nos atendimentos à população”, disse Capitão Nelson.

Como vai funcionar a parceria e o impacto nos serviços de saúde

Com o início das aulas da primeira turma de Medicina da Universidade Universo previsto para o próximo semestre, 60 alunos por ano irão ingressar na formação acadêmica. E com a possibilidade de estagiar nas unidades de saúde municipais. Esses estudantes terão a oportunidade de atuar em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), hospitais e centros especializados, contribuindo para um atendimento mais qualificado à população.

A Secretária de Saúde de São Gonçalo, Dra. Bianca Serour, reforçou a importância dessa parceria.

“É muito importante que haja essa parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, com a faculdade de Medicina da Universo. Temos um campo muito vasto em nossa saúde para que os alunos tenham vivência e experiência na prática. Além disso, quando os alunos criam vínculo com nosso município, nossa rede de saúde, criamos uma expectativa de que eles fiquem conosco quando se formarem, aumentando nossa gama de profissionais, que tanto precisamos”, declarou a secretária.

Para a Universidade Universo, a parceria com a Prefeitura é uma oportunidade não só de oferecer uma formação mais conectada com a realidade, mas também de contribuir com a melhoria da saúde pública local. Wallace Salgado de Oliveira, pró-reitor administrativo da instituição, ressaltou o papel essencial da Prefeitura nesse processo.

“A Prefeitura tem grande importância para trazermos o curso de Medicina para São Gonçalo. Conseguimos o curso também pelo esforço da Prefeitura, através da sua rede de saúde, onde os estudantes atuarão nas atividades práticas de estágio”, disse o pró-reitor.

O futuro de São Gonçalo com o curso de Medicina

A parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e a Universidade Universo abre portas para um futuro mais promissor. Tanto para a área da saúde quanto para o desenvolvimento educacional do município. Mais do que a simples criação de vagas para médicos, a medida simboliza a entrada da cidade em um novo ciclo de crescimento. Com benefícios que se estendem para a comunidade, os estudantes e a gestão pública.

Com a oferta do curso de Medicina, a cidade atrai não só novos talentos. Mas, também, o olhar de investidores e outros centros de ensino superior. O estreitamento dos laços entre academia e poder público pode ser a chave para a solução de desafios que envolvem a escassez de profissionais médicos na região. Além de fortalecer as políticas de saúde que hoje atendem uma população carente e em constante crescimento.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Educação