O Nubank suspendeu o serviço de saque via cartão de crédito depois que clientes, mesmo sem limite disponível, conseguiram realizar retiradas em caixas eletrônicos do Banco24Horas na madrugada desta sexta-feira (8).
A falha permitiu que alguns usuários acessassem valores sem saldo e sem cobrança de taxas, gerando uma avalanche de comentários nas redes sociais. Nas primeiras horas, clientes lotaram o X (antigo Twitter) com relatos da “oportunidade” inesperada, e o assunto rapidamente alcançou os trending topics.
+ LEIA TAMBÉM: ► Crime e insanidade: Homem surta e joga dinheiro pela janela de apartamento na Zona Sul de Niterói – Vídeos
+ LEIA TAMBÉM: ► Saques sem saldo: Falha do Nubank teria permitido operação durante a madrugada, dizem clientes
Procurado pela reportagem do Folha do Leste, o Nubank inicialmente declarou que estava apurando o ocorrido e prometeu um retorno detalhado. Logo depois, a fintech divulgou a seguinte nota:
“Nubank informa que o serviço de saque via débito já foi normalizado e que estamos trabalhando para o restabelecimento do saque via cartão de crédito o quanto antes”.
Apesar da insistência de nossa reportagem, a assessoria do banco se limitou a dizer que, “no momento, é esse o posicionamento que estamos trabalhando para este tema”.
+ LEIA TAMBÉM: ► Crime e insanidade: Homem surta e joga dinheiro pela janela de apartamento na Zona Sul de Niterói – Vídeos
Porém, a instituição não respondeu às perguntas feitas pela reportagem. Principalmente, acerca da quantidade de pessoas que realizaram esses saques, bem como em quais regiões eles aconteceram. De igual forma, não esclareceram por quanto tempo durou a falha nem as medidas que o Nubank adotaria.
Corrida maluca
Nas redes sociais, relatos davam conta de usuários realizando múltiplos saques sem restrições, o que levou a uma corrida digital aos caixas eletrônicos durante a madrugada. Muitos usuários admitiram ter “aproveitado” a oportunidade para efetuar saques repetidos. Logo, a situação causou um frenesi entre internautas, que debatiam o “bug” e até alertavam outros a experimentar.
Atualização
Posteriormente, na tarde de sexta (8), a Nubank informou em nota a Folha do Leste dizendo:
Nubank informa que uma oscilação ocorrida durante a madrugada afetou temporariamente a disponibilidade de saque, e que as operações já foram normalizadas.