
Detran inaugura posto de identidade civil em maternidade de São Gonçalo; Bebês poderão sair com certidão de nascimento e identidade. (Divulgação/Detran RJ)
O Detran.RJ inaugurou, nesta quarta-feira (6), um posto de emissão de carteira de identidade na Maternidade Doutor Mário Niajar, em Alcântara, São Gonçalo. Com esse novo serviço, recém-nascidos podem obter o documento antes de deixar o hospital, promovendo o acesso aos direitos sociais desde o nascimento e combatendo o sub-registro civil.
Isabella Frazão de Azevedo, com apenas 48 horas de vida, foi a primeira criança a receber a nova carteira de identidade no local. Essa medida facilita a vida das famílias e assegura a cidadania desde os primeiros dias. Além de documentos para os bebês, o posto também permite que os pais renovem ou emitam a primeira ou segunda via de suas próprias identidades, caso necessário.
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI
Atendimento prioritário e expansão do programa
O presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz, destacou que o novo posto segue uma diretriz do governador Cláudio Castro para priorizar o atendimento a populações vulneráveis. O local emite a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que utiliza o CPF como número de identificação único em todo o Brasil. O objetivo é que os bebês saiam da maternidade com a certidão de nascimento e a CIN, enquanto os pais também podem atualizar seus documentos no mesmo local.
É uma alegria inaugurar este posto e garantir que as famílias possam sair com os documentos atualizados e válidos. Os bebês, que já recebiam a certidão de nascimento, agora terão a CIN, e os pais podem aproveitar a oportunidade para atualizar seus documentos também”, afirmou Glaucio Paz.