Na tarde desta quarta-feira, torcedores do Peñarol iniciaram uma série de tumultos na praia do Recreio, localizada na zona oeste do Rio de Janeiro. O caos começou por volta do meio-dia, no posto 12, próximo ao Terreirão, quando dezenas de indivíduos saquearam quiosques, agrediram ambulantes e pedestres, além de incendiarem veículos estacionados. Segundo informações, os criminosos começaram a confusão cometendo o crime de racismo e chamando ambulantes e banhistas de “macacos”.
Frequentadores da praia filmam o início da confusão e alertam nas redes sociais:
Armados com pedaços de pau e bombas, os torcedores do clube uruguaio também depredaram diversos estabelecimentos da região e agrediram pessoas, espalhando pânico. A ação violenta durou mais de uma hora antes que a polícia agisse efetivamente. É possível ver nos vídeos, agentes da Polícia Militar que estavam no local, apenas assistindo e permitindo que os atos de vandalismo continuassem.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
O Batalhão de Choque do Rio de Janeiro chegou por volta das 13h, mas, mesmo com a presença da tropa de elite, os torcedores ainda conseguiram incendiar um ônibus. Guardas Municipal chega após contenção da confusão, por volta de 14h.
O confronto entre Peñarol e Botafogo está marcado para as 21h30 no estádio do Engenhão, localizado na zona norte do Rio. A partida é válida pela Copa Libertadores, e o clima de tensão já toma conta da cidade, com receios de novos confrontos envolvendo torcedores dos dois clubes.
Veja os vídeos:
Policiais que, já estavam no local, assistem a confusão e não agem na hora (Reprodução/Balanço Geral RJ)
Criminosos incendeiam ônibus, mesmo depois da chegada do Batalhão de Polícia de Choque (Reprodução/Balanço Geral RJ)
Criminosos presos em flagrante. (Reprodução/Balanço Geral RJ)