
Obras da exposição “Paralela.22” exploram a ancestralidade e resistência da cultura suburbana. (Crédito- Hanna Beatriz)
A terceira edição da exposição “Paralela.22: Beberagens Para Sustento da Ancestralidade em Tempos Contemporâneos” está em cartaz no Galpão 808, na Zona Norte do Rio de Janeiro, até 19 de outubro. Com entrada franca, o evento vai além de uma mostra de arte, servindo como um forte grito de representatividade. A exposição reúne 32 artistas e apresenta mais de 70 obras que exploram temas como ancestralidade, resistência e a força da cultura suburbana.
Sob a curadoria, ou “curandeiria”, de Junior Negão, a partir das beberagens de Andrea Mendes e da proposta de “contrapor o longe” de Keyna Eleison, a mostra aprofunda a pesquisa sobre as “Insurgências Suburbanas”. O público é convidado a refletir sobre a arte através da perspectiva suburbana e periférica, ressaltando a importância da representatividade na cena artística. A diversidade na escolha dos artistas reflete essa representatividade, incluindo pessoas negras, indígenas, periféricas e LGBTQIAP+.
“Paralela.22 é uma exposição anual produzida pelo Ghetto Coletiv, e acontece no Galpão 808, espaço que surgiu para democratizar o acesso à cultura e como opção de lazer para a comunidade. Nasce da falta territorial de alguns aspectos, como cultura e arte, e da falta de lugares e coletivos para se expressar com capacidade de desenvolver potências femininas, potências pretas, potências suburbanas. O propósito do Ghetto é dar conta dessa visibilidade, de tantas potências, é dar visibilidade a tantos saberes que formam uma rede muito potente, que a academia não vai dar conta, que a tradicionalidade não vai dar conta, que o eurocentrismo não vai dar conta, tá ligado, essa grande egrégora. Então quando a gente pensa no Ghetto, a gente pensa em olhar realmente o subúrbio e a potência dele.”
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Para retirar ingresso gratuito, acesse: https://www.sympla.com.br/expo-paralela22-ano-24—terceira-edicao__2656702
Serviço:
Exposição Paralela.22 ano 24 “Beberagens para sustento da ancestralidade em tempos contemporâneos”
Data: 28 de setembro até 19 de outubro de 2024
Local: Galpão 808, Rua Arquias Cordeiro, 808, Zona Norte, Rio de Janeiro
Entrada Gratuita
Classificação: Livre
Local: Galpão 808, Rua Arquias Cordeiro, 808, Zona Norte, Rio de Janeiro
Horários de visitação: Terça a sexta: 11h às 17h / Sábado: 11h às 14h