Leste FluminenseNiteróiSaúde

Clínicas Oncomed e Pró-Onco Mulher participam do Outubro Rosa em Niterói

No horizonte de Niterói, algo novo brota a cada Outubro Rosa. Como uma obra de arte sendo esculpida lentamente, o movimento ganha intensidade e força sob um matiz rosa. Assim, pela oitava vez, a clínica Pró-Onco Mulher, em parceria com a Oncomed tece os fios de uma programação modelada para alertar sobre o câncer de mama.

Como resultado, temos uma dança de sensibilização. Tal qual o balé, o movimento envolve leveza, tocando corações e mentes, através do “Yoga na Praia”.

Tradicionalmente, este evento ocorre no primeiro domingo do mês, assim como uma sinfonia silenciosa em que os instrumentos movem corpos na areia de Boa Viagem. O mar acompanha a cadência, e a cidade desperta com cada respiração profunda.

“Criamos o projeto porque acreditamos que o nosso Dharma (propósito) é fazer com que as pessoas vivenciem a prática, levando o yoga a um público cada vez maior. Em sete anos, mais de 4 mil pessoas já participaram desse projeto incrível que fazemos com tanto amor e empenho. E como mais de 90% dos alunos são mulheres, não poderíamos ficar de fora dessa campanha tão importante que é o Outubro Rosa. Basta chegar com uma canga e uma garrafinha de água”, convida Cristiane Garcia, idealizadora do Yoga na Praia e coordenadora do Dharma Bhūmi.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

A Jornada Médica, marcada para o dia 19 no Hospital Icaraí, é uma troca de saberes. Como artistas discutindo a próxima cena de uma peça, médicos vão  compartilhar casos, novas terapias e tratamentos. No dia seguinte, a caminhada na Praia de Icaraí segue firme, como um desfile onde a principal vestimenta é a esperança. Logo, centenas de pessoas estarão lado a lado, lembrando que o diagnóstico precoce salva vidas.

O espaço cultural da Oncomed dá prosseguimento à programação no dia 23, realizando palestras e outras ações de orientação sobre a doença, em São Francisco, na Zona Sul de Niterói. Entretanto, resta ainda um grande espetáculo: o “Nosso Dia Pink”, no dia 26.

Ele acontece mais uma vez no palco do Reserva Cultural, onde a vida ganha novas nuances. Sobretudo, porque a beleza se restabelece, alma e cura se encontram com ternura e a música embala emoções e desperta sentimentos de esperança e alento.

Tudo isso em meio a palestras, dinâmicas, e uma feira de variedades culturais. No ano passado, Preta Gil e Mari Anjo Rosa deram o tom da festa, e a Sinfônica Ambulante fechou o dia com uma performance que tocou os corações. Neste ano, a programação será ainda mais vibrante.

Preta Gil ao lado de Mari Anjo Rosa no Nosso Dia Pink 2023

Preta Gil ao lado de Mari Anjo Rosa no Nosso Dia Pink 2023 | Divulgação

Celebração

O Outubro Rosa é mais do que uma campanha. É uma composição viva, onde cada mulher é a protagonista de sua história, e o câncer de mama, apesar de ser uma nota dissonante, não define a música completa.

Rodrigo Souto, um dos maestro dessa sinfonia de cuidados, lembra que o câncer não é sinônimo de morte, e sim de transformação. A cura é possível, e cada ação no Outubro Rosa é um compasso em direção à vida.

Com o oncologista Victor Marcondes e a nutricionista oncológica Patrícia Arraes, ambos da Oncomed, bolamos ações para o Outubro Rosa, que começou pequeno com o “Nosso Dia Pink” para a discussão do tema com médicos e atividades para pacientes, e logo se consolidou, hoje envolvendo centenas de pessoas. Tudo para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, que nos ajuda a curar 90% das mulheres e mostrar que câncer não é igual a morte. Mas é preciso reforçar que os cuidados devem acontecer ao longo de todo o ano”, ressalta Rodrigo Souto.

O mastologista Rodrigo Souto encerrando o Dia Pink

Mastologista Rodrigo Souto n a celebração do “Dia Pink”, em 2023 | Divulgação

A história desse movimento é antiga, mas sempre nova. Nasceu nos Estados Unidos, quando Susan Goodman Komen descobriu o câncer. Sua irmã, Nancy, transformou a dor em luta, e o laço rosa que vemos hoje em tantos lugares é a prova de que o amor pode transcender a dor. Como uma melodia que ressoa pelo tempo, o Outubro Rosa continua a tocar corações ao redor do mundo.

Niterói, com suas praias, suas cores e sua arte, torna-se o palco perfeito para essa celebração. O Outubro Rosa, ano após ano, continua a escrever sua sinfonia de cura, beleza e vida.

 

+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

 

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *