No horizonte de Niterói, algo novo brota a cada Outubro Rosa. Como uma obra de arte sendo esculpida lentamente, o movimento ganha intensidade e força sob um matiz rosa. Assim, pela oitava vez, a clínica Pró-Onco Mulher, em parceria com a Oncomed tece os fios de uma programação modelada para alertar sobre o câncer de mama.
Como resultado, temos uma dança de sensibilização. Tal qual o balé, o movimento envolve leveza, tocando corações e mentes, através do “Yoga na Praia”.
Tradicionalmente, este evento ocorre no primeiro domingo do mês, assim como uma sinfonia silenciosa em que os instrumentos movem corpos na areia de Boa Viagem. O mar acompanha a cadência, e a cidade desperta com cada respiração profunda.
“Criamos o projeto porque acreditamos que o nosso Dharma (propósito) é fazer com que as pessoas vivenciem a prática, levando o yoga a um público cada vez maior. Em sete anos, mais de 4 mil pessoas já participaram desse projeto incrível que fazemos com tanto amor e empenho. E como mais de 90% dos alunos são mulheres, não poderíamos ficar de fora dessa campanha tão importante que é o Outubro Rosa. Basta chegar com uma canga e uma garrafinha de água”, convida Cristiane Garcia, idealizadora do Yoga na Praia e coordenadora do Dharma Bhūmi.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
A Jornada Médica, marcada para o dia 19 no Hospital Icaraí, é uma troca de saberes. Como artistas discutindo a próxima cena de uma peça, médicos vão compartilhar casos, novas terapias e tratamentos. No dia seguinte, a caminhada na Praia de Icaraí segue firme, como um desfile onde a principal vestimenta é a esperança. Logo, centenas de pessoas estarão lado a lado, lembrando que o diagnóstico precoce salva vidas.
O espaço cultural da Oncomed dá prosseguimento à programação no dia 23, realizando palestras e outras ações de orientação sobre a doença, em São Francisco, na Zona Sul de Niterói. Entretanto, resta ainda um grande espetáculo: o “Nosso Dia Pink”, no dia 26.
Ele acontece mais uma vez no palco do Reserva Cultural, onde a vida ganha novas nuances. Sobretudo, porque a beleza se restabelece, alma e cura se encontram com ternura e a música embala emoções e desperta sentimentos de esperança e alento.
Tudo isso em meio a palestras, dinâmicas, e uma feira de variedades culturais. No ano passado, Preta Gil e Mari Anjo Rosa deram o tom da festa, e a Sinfônica Ambulante fechou o dia com uma performance que tocou os corações. Neste ano, a programação será ainda mais vibrante.

Preta Gil ao lado de Mari Anjo Rosa no Nosso Dia Pink 2023 | Divulgação
Celebração
O Outubro Rosa é mais do que uma campanha. É uma composição viva, onde cada mulher é a protagonista de sua história, e o câncer de mama, apesar de ser uma nota dissonante, não define a música completa.
Rodrigo Souto, um dos maestro dessa sinfonia de cuidados, lembra que o câncer não é sinônimo de morte, e sim de transformação. A cura é possível, e cada ação no Outubro Rosa é um compasso em direção à vida.
Com o oncologista Victor Marcondes e a nutricionista oncológica Patrícia Arraes, ambos da Oncomed, bolamos ações para o Outubro Rosa, que começou pequeno com o “Nosso Dia Pink” para a discussão do tema com médicos e atividades para pacientes, e logo se consolidou, hoje envolvendo centenas de pessoas. Tudo para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, que nos ajuda a curar 90% das mulheres e mostrar que câncer não é igual a morte. Mas é preciso reforçar que os cuidados devem acontecer ao longo de todo o ano”, ressalta Rodrigo Souto.

Mastologista Rodrigo Souto n a celebração do “Dia Pink”, em 2023 | Divulgação
A história desse movimento é antiga, mas sempre nova. Nasceu nos Estados Unidos, quando Susan Goodman Komen descobriu o câncer. Sua irmã, Nancy, transformou a dor em luta, e o laço rosa que vemos hoje em tantos lugares é a prova de que o amor pode transcender a dor. Como uma melodia que ressoa pelo tempo, o Outubro Rosa continua a tocar corações ao redor do mundo.
Niterói, com suas praias, suas cores e sua arte, torna-se o palco perfeito para essa celebração. O Outubro Rosa, ano após ano, continua a escrever sua sinfonia de cura, beleza e vida.
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI