
Estado do Rio registra aumento da média de acidentes de trânsito | Márcio Leonardo/Divulgação/DetranRJ
Durante a Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, o Detran.RJ revelou que, em média, 63 acidentes de trânsito com vítimas são registrados diariamente no estado. A pesquisa destaca um aumento significativo nas ocorrências de acidentes e mortes no trânsito.
+ LEIA TAMBÉM: ►Polícia apreende mais de 2 toneladas de produtos piratas do Rock in Rio
Dados do primeiro semestre de 2024 mostram um aumento de 19,2% no número de acidentes em comparação com o mesmo período de 2023. O total de acidentes subiu para 11.299. O número de mortes também aumentou, passando de 966 em 2023 para 1.105 em 2024, o que representa uma elevação de 14,4%.
Para enfrentar esse cenário, o Detran.RJ, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e a Operação Lei Seca, está promovendo uma série de ações educativas. Estas incluem palestras em empresas, atividades em escolas e programações de conscientização com motoristas.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Marcus Moreira, coordenador de Educação para o Trânsito do Detran.RJ, destacou a importância da mudança de comportamento no trânsito.
“Para promover um trânsito mais seguro, é essencial que motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas mudem suas atitudes. A conscientização é a chave para reduzir os índices de acidentes”, afirmou Moreira.
Os agentes do Detran.RJ estão utilizando simuladores de impacto para demonstrar os efeitos reais de uma colisão a 40 km/h. Esses simuladores ajudam os participantes a refletir sobre os perigos e as consequências de acidentes de trânsito. A medida visa reforçar a importância da segurança e da responsabilidade no trânsito.