Nesta segunda-feira (05), comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Mas, infelizmente, o que não temos motivos para comemorações no estado do Rio de Janeiro, que registra aumento no número de crimes ambientais denunciados ao programa Linha Verde (0300 253 1177). Em um levantamento de dados realizado pelo programa, constatou-se que, de janeiro a maio deste ano, já foram registradas impressionantes 7.695 denúncias de ilícitos cometidos no estado fluminense.
Os meses de março, abril e maio foram particularmente preocupantes, apresentando um aumento expressivo nas denúncias em relação ao mesmo período do ano passado. O crime de maus tratos contra animais lidera as denúncias com mais da metade de todas as informações recebidas (4.799), seguido de poluição do ar (689), extração irregular de árvores (627), guarda e comércio de animais silvestres (518) e desmatamento florestal (423).
Com a festa junina chegando, há um aumento na incidência de balões – prática que é considerada crime. Por isso, a população deve denunciar qualquer pessoa que envolva-se confeccionando, armazenando ou soltando balões. Desde o início do ano, o Linha Verde já recebeu 36 denúncias desse tipo de atividade e conseguiu estourar fábricas clandestinas de balões semanalmente graças às informações recebidas.
Além disso, o Linha Verde registrou outras denúncias preocupantes, como captação clandestina de água, construção irregular, loteamento irregular, extração mineral, lixo acumulado, queimadas, poluição das águas, aterramento de rios, lagoas e mangues, desvio de curso das águas, caça ilegal de animais, despejo clandestino de esgoto, contaminação do solo, pesca irregular, desperdício de água, comércio ilegal de água e carvoarias clandestinas – que apresentaram um aumento de 150% de denúncias em relação ao ano anterior.
A cidade do Rio de Janeiro lidera as denúncias, com 4.077 até agora, seguida por Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São Gonçalo, Niterói, São João de Meriti, Maricá, Petrópolis, Belford Roxo e Angra dos Reis. Os bairros mais denunciados são Campo Grande, Realengo, Jacarepaguá, Taquara e Bangu.
Felizmente, com as informações recebidas pelo Linha Verde, as forças policiais têm conseguido efetivamente combater esses crimes. Desde o início do ano, o programa ajudou no resgate de 343 pássaros, duas capivaras, um filhote de onça, duas cobras “corn snake”, dois jabutis, uma tartaruga, um mico, 152 gaiolas, além da apreensão de três toneladas de carvão obtidos através de carvoarias clandestinas, 314 balões, 109 fogos de artifício utilizados em balões, 120 buchas, seis bocas de balão, 20 litros de parafina, um barco, cinco botijões de gás, oito espingardas, uma balsa utilizada para extração irregular de ouro e uma garrucha. As denúncias também levaram a polícia a identificar mais de 170 mil metros quadrados de área degradada em todo o estado do Rio.
Não deixe de fazer sua parte na proteção do meio ambiente. Se você souber de algum crime ambiental sendo cometido, denuncie! Ligue para o Linha Verde (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), envie mensagem pelo WhatsApp anonimizado, pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, pelo site do Disque Denúncia ou pela FanPage do Linha Verde no Facebook. Juntos, podemos fazer a diferença.