
São Gonçalo abre mais vagas para castração de cães e gatos | Divulgação
Os Centros de Atendimentos Veterinários Municipais (Cavems) de Mutuá e Alcântara estão oferecendo 640 vagas para castração de cães e gatos. Serão 320 vagas em cada unidade. Os interessados podem se inscrever a partir desta segunda-feira (16). O pré-agendamento pode ser feito pelo aplicativo Colab ou presencialmente nas unidades, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.
+ LEIA TAMBÉM: ►Babá acusada de agredir bebê é espancada em São Gonçalo
Os moradores de São Gonçalo devem reservar dois dias para a castração. No primeiro dia, o tutor deve apresentar a documentação nos Cavems. O hemograma completo do animal é exigido e deve ser apresentado no dia da cirurgia. Caso o agendamento seja feito pelo aplicativo, é possível cancelá-lo caso haja necessidade, permitindo que outra pessoa aproveite a vaga.
Para se inscrever, é necessário ser residente de São Gonçalo, ter mais de 18 anos e apresentar CPF, identidade e comprovante de residência. Cada morador pode cadastrar um animal por mês. Animais devem ter entre seis meses e sete anos. Para cães, o peso deve estar entre 5 e 25 quilos. Não são realizadas castrações em animais braquicefálicos e algumas raças específicas, tanto de cães quanto de gatos.
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI
Os Cavems funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. O Cavem Mutuá está localizado na Avenida Paula Lemos, 307, em frente ao Colégio Santa Mônica. O Cavem Alcântara está na Rua Arthur Silva, 91, ao lado do Colégio Nossa Senhora da Paz. Todos os serviços, incluindo a castração, são gratuitos.
Por orientação do Conselho Regional de Medicina Veterinária, é solicitado um hemograma completo dos animais antes da castração. O exame visa evitar complicações durante a cirurgia, caso o animal tenha alguma condição de saúde não visível clinicamente. Caso o hemograma não seja apresentado, o tutor deverá assinar um termo de responsabilidade confirmando a ciência da exigência.