
Polícia abre inquérito: Racismo no Nilton Santos | Reprodução
A vitória do Botafogo sobre o Palmeiras por 2 a 1, na noite de quarta-feira (14), foi ofuscada por um ato de racismo praticado por um torcedor botafoguense. Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra Vinicius Ramos, funcionário da Prefeitura de Maricá, fazendo gestos racistas direcionados à torcida palmeirense.
+ LEIA TAMBÉM: ►Trio preso após tentar assaltar banco em São João de Meriti
As imagens, gravadas nas arquibancadas do Estádio Nilton Santos, mostram o homem esfregando os dedos no braço e imitando um macaco, gestos que simbolizam o racismo e causaram revolta nas redes sociais.
Diante da gravidade do caso, a Prefeitura de Maricá agiu rapidamente e exonerou Vinicius Ramos do cargo que ocupava na Secretaria de Ciência e Tecnologia. O prefeito Fabiano Horta, também botafoguense, condenou veementemente o ato racista e reafirmou o compromisso da gestão municipal com a luta contra o preconceito.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
O Botafogo, por sua vez, repudiou veementemente a atitude do torcedor e anunciou que ele será banido do Estádio Nilton Santos. O clube carioca reforçou seu compromisso com a luta contra o racismo e convocou todos os torcedores a denunciarem qualquer tipo de discriminação.
A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) instaurou um inquérito para investigar o caso e identificar outros possíveis envolvidos. As autoridades estão analisando as imagens do vídeo e ouvindo testemunhas para esclarecer os fatos.