Niterói deve receber R$ 450 milhões de Reais do Governo Federal para a implantação de um sistema de transporte de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na cidade. O prefeito Axel Grael anunciou a novidade, atribuindo o repasse dos recursos às suas tratativas diretamente com o presidente Lula.
“Em maio, estive em Brasília e participei da cerimônia em que nossa cidade foi beneficiada pelo Governo Federal com verbas do PAC para regularização fundiária e aquisição de ônibus elétricos”, informou.
Segundo Axel, o projeto de mobilidade urbana sustentável teve desenvolvimento pela Prefeitura de Niterói em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e a CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).
“É Niterói avançando com base no diálogo, na cooperação entre os Poderes. Vamos seguir em frente, superando desafios, no caminho de fazer da nossa cidade o melhor lugar do País pra viver e ser feliz”.
Conforme apuração do FOLHA DO LESTE, Axel vinha mantendo entendimentos com representantes de um consórcio visando a implantação do VLT, em Niterói. Isso aconteceu, em dezembro 2020, antes dele tomar posse.
Naquela oportunidade, representantes da empresa Des Villes et Des Hommes (DVDH) teriam mostrado a Axel a metodologia de estudo para implantação da linha.
O projeto faz parte do Plano Diretor de Niterói, instituído pela Lei nº 3.385 de 21 de janeiro de 2019. Em dezembro de 2022, houve a realização de levantamento para estudo da implementação de Veículo Leve sob Trilhos (VLT) em Niterói. Em novembro do ano passado, o projeto teve atualização. O órgão responsável pela execução se trata da secretaria municipal de Urbanismo e Mobilidade.
Percurso
De acordo com informações disponíveis no Sistema de Gestão da Geoinformação (SiGeo) de Niterói, o projeto do VLT previa, inicialmente, uma linha ligando Charitas ao Centro. A princípio, usando como terminais as estações hidroviárias das barcas, conforme mapa abaixo.
O percurso previsto para este projeto seria este: Avenida Prefeito Silvio Picanço (Charitas) – Avenida Quintino Bocaiúva (São Francisco) – Túnel Raul Veiga – Avenida Roberto Silveira (Icaraí) – Avenida Marquês de Paraná (Centro) – Avenida Ernani do Amaral Peixoto (Centro) – Avenida Visconde do Rio Branco (Praça Arariboia).
No entanto, na terça-feira (30), o prefeito Axel Grael disse que o recurso que terá liberação do governo federal atenderá a construção de linha ligando o Centro ao Barreto. Ao mesmo tempo, confirmou a informação divulgada pelo Folha do Leste acerca do projeto Charitas-Centro.
Conforme o projeto original, a linha Centro-Zona Norte teria implantação posterior, o que não muda em nada o benefício da cidade. Pelo contrário, atenderá uma região com deficiências e demandas muito maiores do que o trecho Zona Sul-Centro. Assim sendo, o percurso com cerca de 5 quilômetros e 9 estações, vai beneficiar os moradores dos bairros de Barreto, Santana, São Lourenço e Centro.
Quanto ao VLT em Nikity.
Tudo como dantes no quartel de Abrantes.
Pois é.
Os bairros continuam precaríssimos, enfim né?!🤦🏿♀️🤔😢😢😢😢😢
Como sempre o projeto do VLT benefíciando os mais ricos,tinha que começar pela Alameda com esse trânsito caótico, principalmente depois da construção dessas Baías.Chegando as eleições eles prometem tudo,Niterói largada!
O presidente, dar R$450, milhões no fim do mandato do prefeito, só pode ser para compra de votos, esse prefeito passou 4 anos sem fazer nada,abandonou Niterói, agora,vai embolsar parte do dinheiro e o restante comprar votos.
Quero ver ter coragem de publicar.
pq a exclusão do Bairro do Ingá na circulação do VLT, por acaso e um deserto? não vai passar nem próximo, temos hospital, escolas tb… e algum conchavo com os donos de empresa de onibus?
vale salientar que os onibus estão cada vez mais altos chegando proximo de 40cm, impossibilitando de idosos e deficientes de embarcarem e desembarcarem… e serão forçados a dispor do parco salario minimo para pagar taxi.