A busca por beleza e bem-estar pode se transformar em um pesadelo se não houver cuidado na escolha dos profissionais e estabelecimentos. Em uma ação conjunta, o Procon-RJ interditou nove clínicas de estética no Rio de Janeiro, Niterói e São João de Meriti, após encontrar diversas irregularidades que colocavam em risco a saúde dos consumidores.
+ LEIA TAMBÉM: ►PM é executado a tiros em posto de gasolina no Rio – Vídeo
Batizada de “Operação Afrodite”, a fiscalização realizada nesta quinta-feira (25) em 25 estabelecimentos revelou um cenário preocupante. Entre as irregularidades mais graves, destacam-se a aplicação de ozonoterapia por profissionais não habilitados e o uso de câmaras de bronzeamento, prática proibida pela Anvisa.
“A oferta da ozonoterapia sem a certeza de sua eficácia e segurança expõe os pacientes a riscos, como retardo do início de tratamentos eficazes, avanço de doenças e comprometimento da saúde”, alerta a Associação Médica Brasileira (AMB).
Além disso, os fiscais encontraram produtos vencidos, sem especificação quanto à manipulação e validade, e clínicas funcionando sem a documentação exigida por lei, como responsável técnico e licença sanitária.
“Complicações podem ocorrer, incluindo infecções, reações alérgicas, resultados insatisfatórios e até casos de pessoas que vão a óbito, principalmente pela falta de regularização de clínicas e dos profissionais”, afirma Cassio Coelho, presidente do Procon-RJ.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Sendo assim, apesar dos esforços da fiscalização, o Procon-RJ reforça a importância de os consumidores pesquisarem sobre as clínicas e seus profissionais. É importante fazer isso antes de fazer o procedimento.
“É fundamental verificar se o estabelecimento possui as autorizações necessárias e se os profissionais são qualificados”, alerta Coelho.
Por fim, nos últimos 12 meses, mais de 11 clínicas irregulares foram interditadas pelo órgão. Assim, a operação “Afrodite” é mais uma demonstração do compromisso do Procon-RJ em proteger os consumidores e garantir a qualidade dos serviços oferecidos no mercado.