

Violência em Saquarema impõe terror e medo no bairro Raia e professora lança movimento para mudar escola de lugar | Reprodução/Google Street View
Após a crescente onda de violência no bairro da Raia, em Saquarema, moradores passaram a enfrentar o medo e a violência. Essa semana, mais uma intensa troca de tiros entre policiais e traficantes, resultou na suspensão de aulas na na Escola Municipal Margarida Rosa de Amorim, nos turnos da manhã e tarde.
A unidade oferece turmas para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Diante disso, cidadãos saquaremenses, liderados pela professora Cláudia Lopes Gonçalves, realizam, sob a forma de “abaixo assinado” na internet, um apelo urgente para mudar o endereço da referida escola municipal. Principalmente, “devido à constante ocorrência de tiroteios no bairro e nas áreas adjacentes.
“A segurança dos nossos alunos está em questão. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020, o estado do Rio de Janeiro registrou aproximadamente 30 tiroteios por dia. Esta circunstância terrível expõe nosso corpo discente, docente e administrativo a um estado permanente de trauma e medo”, justifica.


Violência em Saquarema impõe terror e medo no bairro Raia, pois grupos criminosos vêm desafiando cada vez mais a polícia e estudantes ficam em meio à guerra | Reprodução
Cláudia se trata de professora da rede municipal, assim como possui pós-graduada em Neuropsicopedagogia Clínica e Inclusão Escolar e Autismo. No contexto da coleta de assinaturas do “abaixo-assinado”, ela vai além no que se refere à segurança para o aprendizado e futuro dos estudantes.
“Abaixo-Assinado”
O documento virtual, disponível no site change.org (AQUI) e criado no último dia 8, conta com 518 adesões até às 14h50 desta sexta-feira (12), em tom de apelo.
“Acreditamos que a educação é a chave para um futuro melhor e as condições sob as quais ela é fornecida devem ser seguras e propícias ao aprendizado. Peço ao conselho municipal de Saquarema que considere a realocação da Escola Municipal Margarida Rosa de Amorim para uma área mais segura”, pondera.
Por fim, a professora roga pela assinatura do documento.
“Por favor, assine esta petição para proteger nossos filhos e dar-lhes a chance de aprender em um ambiente seguro e pacífico”, suplica
Porta trancada
Cláudia diz ainda acreditar que a educação é a chave para um futuro melhor e as condições sob as quais ela é fornecida devem ser seguras e propícias ao aprendizado.
“Peço ao conselho municipal de Saquarema que considere a realocação da Escola Municipal Margarida Rosa de Amorim para uma área mais segura. Por favor, assine esta petição para proteger nossos filhos e dar-lhes a chance de aprender em um ambiente seguro e pacífico.
Caveirão e tiros
Na segunda-feira (8), houve uma intensificação dos confrontos na Raia. De forma quase que permanente, a Polícia Militar vem realizando buscas intensivas para localizar e capturar criminosos que se encontram escondidos na região. As ações têm, como resultado, a apreensão de armas, drogas e outros materiais utilizados para a prática de crimes ou contravenções.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Policiais e testemunhas relatam que os grupos criminosos que a PM está combatendo na região estão aumentando sua resistência diante das incursões policiais. Em contrapartida, a PM responde à ofensiva de ocupação territorial criminosa dos bandidos intensificando o uso da força. Até mesmo um blindado da PM (Caveirão) foi utilizado na ação desta semana.
Promessa de segurança
Em março desse ano, a Prefeitura de Saquarema, por intermédio da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, implantou sete Módulos Integrados de Segurança na cidade. Isso ocorreu em locais que o poder público municipal considera como “pontos estratégicos”. A promessa da prefeitura consistia no auxílio ao policiamento, bem como em proporcionar mais segurança para a população.
Uma dessas unidades de segurança está instalada no bairro Raia, próximo à Escola Municipal Margarida Rosa de Amorim.
Na época, o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Evanildo Andrade, afirmou que após monitoramento e estudo, constatou o crescente número de roubo de veículos na cidade. Segundo ele, o crime acontecia tendo como rota de fuga as vias no sentido Maricá.
“Diante disso, também estamos estabelecendo integração com o sistema de videomonitoramento da cidade de Maricá, para trocarmos informações, alcançarmos maior êxito nas resoluções de crimes e proporcionar maior sensação de segurança à população. Além das rondas e patrulhamentos que já realizamos constantemente, os moradores terão essas unidades fixas de segurança para apoio em diversas ocorrências”, afirmou Evanildo na época. o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Evanildo Andrade.
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI
Very well presented. Every quote was awesome and thanks for sharing the content. Keep sharing and keep motivating others.
Hi there to all, for the reason that I am genuinely keen of reading this website’s post to be updated on a regular basis. It carries pleasant stuff.
Good post! We will be linking to this particularly great post on our site. Keep up the great writing
特に「耳かき系」や「環境音系」のASMRが好きで、実際に比較したレビューをこちらにまとめました
I appreciate you sharing this blog post. Thanks Again. Cool.
特に「耳かき系」や「環境音系」のASMRが好きで、実際に比較したレビューをこちらにまとめました
naturally like your web site however you need to take a look at the spelling on several of your posts. A number of them are rife with spelling problems and I find it very bothersome to tell the truth on the other hand I will surely come again again.
Kes – Mak Bahçe Aksesuarları ve Yedek Parça | Malatya kesmak, kes-mak malatya, malatya kes-mak, motorlu testere yedek parça,Malatya Stihl Bayi, benzinli testere yedek parça, testere zinciri, ağaç kesme pala, klavuz, elektronik bobin, hava filtresi, stihl malatya bayi, stihlmalatya,malatyastihl,stihl malatya servis,