Uma megaoperação da Força-Tarefa Desmonte, coordenada pelo Detran-RJ, interditou três ferros-velhos em São Gonçalo nesta terça-feira (25). A ação, que contou com a participação da Polícia Civil, Militar, Inea e Secretaria de Estado de Fazenda, visou combater o desmonte irregular de veículos e a comercialização de peças ilícitas.
Os estabelecimentos, localizados na Avenida Franklin Roosevelt, operavam sem licença e não apresentavam notas fiscais para o material comercializado. Além disso, em um dos locais, os agentes encontraram um poço artesiano vazio e contaminado com resíduos de óleo motor. Diante deste fato, há indícios de crime ambiental.
Como resultado, os agentes levaram o proprietário desse estabelecimento para a delegacia. Assim sendo, a Polícia Civil vai investigar eventuais danos ao lençol freático e as medidas cabíveis contra o autuado. Principalmente, sua responsabilização por crime ambiental.
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI
Desse modo, os proprietários dos ferros-velhos terão cinco dias para comprovar a procedência de todas as peças. Contudo, caso isso não ocorra, em até 30 dias, o Detran realiza a apreensão e destruição de todo material, em empresas de reciclagem credenciadas.
A operação em números
Desde o início da Operação Desmonte, em agosto de 2023, a força-tarefa já realizou 18 ações de fiscalização em ferros-velhos, com o fechamento de 44 estabelecimentos irregulares. Mais de 700 toneladas de sucatas, 150 motores roubados e diversos carros furtados foram apreendidos. Além disso, dez pessoas foram presas em flagrante.
Regularização
O Detran-RJ orienta os proprietários de ferros-velhos a se regularizarem junto ao órgão. Basta seguir o passo a passo on-line, no site do Detran, na aba Desmonte. Após o cadastro e vistoria das instalações, o estabelecimento estará apto a funcionar de forma legal.
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI