Em 2023, o Rio de Janeiro se consolidou como a terceira nova capital mundial do cinema, superando Paris em número de filmagem em suas ruas. Com 7.885 diárias contra 7.400 da capital francesa, a Cidade Maravilhosa se tornou um set de filmagem a céu aberto, atraindo produções nacionais e internacionais. Mesmo ainda aparecendo atrás da espanhola Madrid, e de Los Angeles, nos Estados Unidos, o Rio de Janeiro se projeta, definitivamente, nas grandes telas.
As ruas, praias, parques e praças do Rio de Janeiro se tornaram protagonistas de superproduções como “Godzilla vs Kong: A Batalha do Século”, de Rob Peace, além de realities e séries internacionais como “Yo Soy Glória Trevi“, da TV mexicana Televisa. A cidade também foi cenário para o maior sucesso de bilheteria do cinema brasileiro pós-pandemia, “Minha Irmã e Eu”, que se beneficiou do programa de cash rebate da prefeitura.
Cash Rebate
O programa de cash rebate da Prefeitura do Rio de Janeiro, que reembolsa até 35% dos valores investidos em filmagens na cidade, foi fundamental para atrair produções como “O Auto da Compadecida 2”, “Dom” (3ª temporada) e “Toda Família Tem” (1ª temporada).
As plataformas de streaming também se renderam aos encantos da Cidade Maravilhosa, com a Globoplay liderando o ranking de produções em 2023, seguida por Star+, Netflix e Univervideo.
+ LEIA TAMBÉM: ► Pagamento de pedágio com PIX no estado do RJ é aprovado na Alerj
Um Mapa Cinematográfico Carioca
Um raio-X da Rio Film Commission, departamento da RioFilme, que atende às produções que filmam na cidade, através da Secretaria Municipal de Cultura, revela os bairros e ruas mais cinematográficos do Rio.
A orla carioca reina suprema, com as Avenidas Atlântica, Infante Dom Henrique, bem como a do Grumari liderando em obras seriadas. Copacabana, Barra da Tijuca e Jacarepaguá são os queridinhos das novelas, enquanto Copacabana, Flamengo e Rua da Cevada (Penha Circular) se destacam nas séries. Contudo, entre os longas-metragens, o Centro e o Flamengo foram os mais filmados.
Ranking de procura por países
Eis os países que mais realizaram produções cinematográficas no Rio, pela ordem: Estados Unidos, França, Áustria, México, Japão, Índia, Equador, Cazaquistão, Canadá, e Austrália.
+ LEIA TAMBÉM: ► Niterói é referência de modelo em mobilidade sustentável
Cenários paradisíacos
As belezas naturais do Rio também não ficaram de fora. Praias como Copacabana, Leme, Grumari e Ipanema foram as mais procuradas. Todavia, o Parque do Flamengo, a Quinta da Boa Vista, Praça Mauá e Largo das Neves lideraram entre os parques.
+ LEIA TAMBÉM: ► Praias do Rio e Região dos Lagos disputam prêmio internacional
Em 2023, as ruas do Rio receberam gravações de videoclipes de artistas. Por exemplo, Ludmilla, Lexa, Dennis DJ, Mc Cabelinho, Tiago Iorc, Bollywood e Ed Sheeran. Como resultado, A orla de Botafogo, Aterro do Flamengo e Rua dos Arcos (Lapa) foram os endereços mais requisitados.
Rio de Janeiro na França
O Rio de Janeiro também está de volta ao Festival de Cannes. E vai marcar presença na Riviera Francesa com um estande da Secretaria Municipal de Cultura. O objetivo consiste em internacionalizar ainda mais a cidade como a capital brasileira do cinema e set de filmagem. Principalmente porque a Rio Film Commission tem como objetivo atrair ainda mais produções internacionais para o município.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI