Dados do Instituto Climatempo indicam que, nesta quarta-feira (29), o Rio de Janeiro terá dia nublado com chuva de manhã. À tarde e à noite pode garoar. Porém, haverá pancadas de chuva à tarde e à noite. Desse modo, as temperaturas mínima e máxima ficarão entre 19 e 23 graus, respectivamente.
+ LEIA TAMBÉM: ► Vacinação em Niterói contra a covid-19 retomada para idosos 80+
Ciclone e ressaca
A cidade terá um dia mais quente. Porém, o calor não vai durar muito, devido a um um ciclone extratropical em alto mar, na costa sul do Brasil. Ele dará origem a uma nova frente fria que deve chegar ao Sudeste nesta terça-feira, 28 de maio.
O sistema se forma em uma posição mais distante da costa do que o normal. Em outras palavras, isso significa que os ventos mudarão de direção, antes da chegada da frente fria, caracterizando a situação como pré-frontal.
+ LEIA TAMBÉM: ► Nova secretária da Mulher de Niterói é empossada
Além disso, a Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca para as praias do litoral sudeste, pelo menos até o fim da semana. Logo, ondas de 2,5 a 3 metros de altura devem afetar as praias de Niterói. O mesmo aviso vale para o litoral sul do estado, Rio de Janeiro (capital), Leste Fluminense, e Região dos Lagos, até Arraial do Cabo.
Esta se trata de uma segunda frente fria que chega ao estado. A primeira, chegou na sexta-feira (24), diminuindo radicalmente a temperatura em diversas regiões fluminenses. Então, por conta desse novo evento, o sol até aparece, mas o clima em Niterói e em boa parte do estado deve permanecer chuvoso até o final da semana.
Temperatura, ventos, sol e umidade
Assim sendo, as temperaturas vão se manter estáveis. A temperatura máxima, de 23 graus, ocorre entre 0h e 2h, e desde então haverá declínio, com a mínima de 19 graus, às 22h.
Segundo o Climatempo, a umidade relativa do ar (UMR) terá percentagem mínima de 71% e máxima de 87%. A incidência máxima ocorre entre 2h e 6h, enquanto que a mínima, às 14h.
Entre 6h e 12h, haverá declínio progressivo, até 74%, enquanto que a partir das 16h, a UMR torna a subir, de 72% para 76%, às 22h.
+ LEIA TAMBÉM: ► Polícia “atira o pau” em 300 “gatos” em Araruama; Dona Chica, admirou-se (se)!
O sol nasce no Rio de Janeiro às 6h24min43seg e, em contrapartida, se põe às 17h15min31seg.
Já o vento sopra na direção sudoeste, na velocidade média de 12km/h mas com picos de 16km/h às 16h.
O Instituto Climatempo estima que o volume de chuvas registrado no Rio nesta quarta-feira, seja de 8mm.
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI
Conforme dados históricos dos últimos 30 anos, o Rio de Janeiro tem média mensal de chuva no mês de maio de 81mm, no acumulado. Apesar da forte onda de calor e tempo seco, que atingiu fortemente a cidade nos 20 primeiros dias do mês, os últimos dias de chuva perfazem o total de 51 milímetros registrados até então. Ou seja, 63% do esperado, segundo dados combinados de estações meteorológicas e satélite do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos.
Porém, caso a previsão pluviométrica para esta quarta-feira se confirme, a cidade maravilhosa somará 59mm em volume de chuvas, o correspondente a 73% da média mensal história do mês de maio.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Portal de Notícias Folha do Leste faz campanha pelo Rio Grande do Sul