Em um sorteio eletrizante na Cidade do Samba, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) definiu, na noite desta quinta-feira (25), a ordem dos desfiles do Grupo Especial para o Carnaval 2025. Uma grande novidade marca a próxima edição, pois pela primeira vez na história, as agremiações se apresentarão em três noites. Apesar de ainda gerar debates, a Liesa promete que a inovação beneficiará a folia e espetáculo para o público.
+ MAIS NOTÍCIAS DO CARNAVAL 2025? CLIQUE AQUI
A Unidos do Viradouro, atual campeã do carnaval, será a terceira escola a desfilar no domingo, dia 2 de março, dividindo a noite com as gigantes Imperatriz Leopoldinense (vice-campeã), e Estação Primeira de Mangueira. Além delas, a Unidos de Padre Miguel abre a noite de desfiles.
Fé e Otimismo
Apesar da posição aparentemente desfavorável, componentes e torcedores da agremiação de Niterói demonstraram otimismo e confiança, ecoando a força do enredo “Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos”, que busca o bicampeonato com uma história inspiradora do Nordeste brasileiro.
“3 dias de desfile, 3° a desfilar e o enredo o mensageiro dos 3 mundos… O pior cego é aquele que não quer enxergar. Vamos!”, disse um folião confiante. A comunidade Viradouro se uniu em um coro de positividade, com o torcedor Fábio Siqueira afirmando: “Time que quer ser campeão não escolhe adversário, e escola que quer ganhar não escolhe dia e ordem se desfile… já ganhamos desfilando no domingo e vamos ganhar novamente!”.
O compositor Dan Passos ecoou a garra da Viradouro:
“AVANTE!!! Somos do tamanho dos nossos sonhos, somos gigantes! Essa comunidade é uma nação!”.
E Wallessi Faria completou:
“Avante Viradouro! O caminho da vitória no domingo você já conhece!”.
Lembranças de um domingo campeão
Em 2020, a Viradouro já provou que desfilar num domingo não é sinônimo de derrota. Naquela ocasião, a escola conquistou o título de campeã com um enredo em homenagem às ganhadeiras de Itapoã, na Bahia. Agora, a agremiação busca repetir o feito com a força da cultura nordestina e a garra de seus componentes.
Curiosidades:
Este se trata do 26º desfile da Viradouro no Grupo Especial. Entretanto, por 13 vezes (com essa 14), que a vermelho e branco de Niterói desfilou no domingo.
Vejamos suas posições de desfiles no domingo e resultados
- 7ª desfilar, em 1992, terminando o carnaval em 9º lugar em razão do incêndio em um dos carros alegóricos, o que fez a Viradouro perder 13 pontos;
- 4ª a pisar na avenida, em 1993, terminando o carnaval em 7º lugar;
- 4ª desfilante, em 1994, terminando o carnaval em 3º lugar com o enredo sobre a Teresa de Beguela, e voltando no desfile das campeãs, logo na estreia de Joãozinho Trinta;
- Em 1996, a Viradouro foi a 7ª a desfilar mas o resultado é pavoroso: 13º lugar;
- Com Anita Garibaldi, em 1999, a Viradouro fechou a noite dos desfiles de domingo, como a 7ª a se apresentar, ficando com o 3º lugar.
- 4ª a se apresentar, em 2003, terminando na 6ª posição cantando e contando Bibi Ferreira;
- 5ª a entrar na avenida, em 2007, na estreia de Paulo Barros com a Viradouro Vira o Jogo, terminando em 5º lugar. Esta foi a última vez, antes de 2019, que a Viradouro participou do “Desfile das Campeãs”.
+ LEIA TAMBÉM: ► Sorteio define ordem de desfiles do Carnaval 2025
- 4ª escola novamente, em 2008, com o enredo “É de Arrepiar”, terminando num melancólico 7º lugar, apesar da assinatura do carnavalesco Paulo Barros.
- No fatídico 2010, novamente 4ª escola a desfilar no domingo, fazendo o desfile mais pavoroso de sua história, ao passo que amargou a última colocação, neste ano. Assim sendo, sofreu seu primeiro rebaixamento, num carnaval que falava sobre o México.
- Voltando ao grupo especial, em 2015, a Viradouro teve a incumbência de abrir o desfile de domingo sob um dilúvio. Isso prejudicou o desempenho da agremiação, ficou em último lugar classificação geral. Por consequência, voltou ao grupo especial.
- Todavia, em 2019, a Viradouro sagrou-se vice-campeã logo em seu retorno ao Grupo Especial, desfilando na 2ª posição de domingo.
- Em 2020, a Viradouro novamente desfilou como a 2ª escola de domingo. Mas dessa vez, veio o campeonato, com as Ganhadeiras de Itapuã!
- A Viradouro escreveu uma bela carta de amor ao carnaval de 2022, como a 5ª agremiação a desfilar no domingo, 22 de abril, ficando na terceira colocação.
- Terceira escola a desfilar no domingo de carnaval, botando fé no retrospecto recente! Uma posição, até então, inédita para a escola, na primeira noite do grupo especial.
Participações nos desfiles das campeãs
A Viradouro coleciona nada menos que 14 participações em desfiles das campeãs. Em outras palavras, isso corresponde a um aproveitamento de 56%. Todavia, há um empate no que se refere à desfiles realizados no domingo e aos realizados na segunda-feira. Enfim, esse ano o desempate sai. E o domingo sairá consagrado!
Viradouro nas Campeãs Desfilando no Domingo: 1994, 1999, 2003, 2007, 2019, 2020, 2022
Viradouro nas Campeãs Desfilando na Segunda-Feira: 1997, 1998, 2000, 2001, 2002, 2006, 2024
Detalhes do Enredo e Expectativas para o Desfile
O enredo “Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos”, assinado pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, tem texto e pesquisa de João Gustavo Melo. Em contrapartida, o tema promete levar o público a uma viagem épica pela cultura afro-brasileira e indígena do Nordeste.
A consultoria do juremeiro e historiador pernambucano João Monteiro garante a riqueza de detalhes, bem como a autenticidade da história que será apresentada na Sapucaí.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ENTRETENIMENTO, ARTES E CULTURA? CLIQUE AQUI
Espera-se muito da agremiação niteroiense, líder do ranking da Liesa. Principalmente, um samba contagiante, fantasias luxuosas e alegorias grandiosas. Dessa forma, não restam dúvidas de que a Unidos do Viradouro se prepara para fazer um desfile memorável e conquistar o bicampeonato do Carnaval Carioca. A comunidade está unida e confiante, pronta para mostrar a força e a tradição da escola na avenida.