
RS: Plano de reconstrução após chuvas é aprovado | Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, na tarde da última terça-feira (21), o Plano Rio Grande, um projeto ambicioso que visa à reconstrução do estado após os desastres causados por eventos climáticos extremos em 2023 e 2024.
+ LEIA TAMBÉM: ►Lei de sigilo para vítimas de violência doméstica é sancionada
O Plano Rio Grande, proposto pelo governo estadual, vai além da simples reconstrução. O objetivo é criar um estado mais resiliente, capaz de enfrentar os desafios climáticos do futuro.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
Portanto, o projeto prevê a criação do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), com um aporte inicial de R$ 12 bilhões provenientes da suspensão do pagamento da dívida do estado com a União por três anos.
Dessa forma, o Funrigs será administrado por um conselho formado por representantes do governo e da sociedade civil. Assim, seus recursos serão destinados a ações de reconstrução, adaptação e resiliência climática em todo o estado.
Enfim, o governador Eduardo Leite enfatizou a importância da união de todos os setores da sociedade para o sucesso do plano.
“Queremos engajar o setor privado, a sociedade civil, as prefeituras, o governo federal, todos em torno de um grande plano de reconstrução do estado”, declarou.

Portal de Notícias Folha do Leste faz campanha pelo Rio Grande do Sul