A grandiosidade do show da Madonna, marcado para 4 de maio em Copacabana, exige um planejamento minucioso em termos de logística e segurança. Nesta quinta-feira (25), o Governo do Estado do Rio e a Prefeitura do Rio de Janeiro detalharam o esquema operacional para o megaevento “The Celebration Tour in Rio”. O show comemora os 40 anos de carreira da diva pop, e deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas.
Diante de tamanho público, o esquema montado para a festa se assemelha ao do réveillon. O acesso de carros no bairro estará permitido apenas até às 18h. Após esse horário, apenas taxis e ônibus poderão acessar o bairro, até às 19h30, momento em que todo trânsito de veículos terá interrupção. No entanto, o acesso de veículos ao bairro reabre às 4h de domingo.
LEIA TAMBÉM: ► Motoqueiros irregulares se dão mal na Região dos Lagos
Impacto econômico e visibilidade internacional
Com a previsão de ocupação hoteleira acima de 74% entre 3 e 5 de maio, o evento promete movimentar cerca de R$ 300 milhões na economia fluminense.
“O show da Madonna proporciona visibilidade internacional imensurável para o Rio, não apenas no dia do espetáculo, mas também na preparação e nos dias seguintes”, destaca o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.
Segurança reforçada
Uma operação especial de segurança, com início em 29 de abril e término em 6 de maio, garantirá a tranquilidade do público. A Polícia Militar contará com 3,2 mil agentes, 64 viaturas, 65 torres de observação, drones com reconhecimento facial e câmeras. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Móvel estará na Praça do Lido para monitoramento e apoio às operações.
“Nossa infraestrutura e efetivo foram planejados para ampla cobertura local e nos arredores. Em caso de ocorrências, o público pode acionar os policiais pelo 190 ou pelo App 190”, explica o coronel Marco Andrade, coordenador de Comunicação da PMERJ.
Pontos estratégicos de policiamento
Bloqueios em 18 áreas de Copacabana e 18 pontos de revista nas ruas próximas ao palco serão realizados. As estações de metrô Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo terão detectores de metal.
Na orla, haverá operação especial com tendas, quadriciclos, viaturas, motopatrulhas e cabines de reforço. O Grupamento Aeromóvel da PM também estará presente em vias expressas, rodovias e saídas do show. Aterro do Flamengo, Terminal Gentileza, Terreirão e Central do Brasil também receberão reforço policial.
LEIA TAMBÉM: ►Bandido morre ao tentar assaltar PM, na Zona Sul do Rio
A Polícia Civil terá reforço de profissionais nas delegacias da Zona Sul e do Centro, totalizando 1,5 mil policiais, incluindo agentes da Core, das delegacias de Apoio ao Turismo, do Aeroporto Internacional, de Proteção à Criança e ao Adolescente, de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, e Atendimento à Mulher.
LEIA TAMBÉM: ► Milícia: MP caça falso policial acusado de assassinato em São Gonçalo
O Corpo de Bombeiros disponibilizará mais de 800 militares em terra, mar e ar, incluindo guarda-vidas, combatentes, médicos e enfermeiros. O planejamento estratégico inclui embarcações, viaturas, ambulâncias, caminhões-tanque e um centro médico avançado no Posto 6, além de uma aeronave para casos graves.
Transporte público: a melhor opção
O transporte público é a opção mais recomendada para o público do show.
O sistema de ônibus, incluindo o BRT e as linhas municipais envolvidas neste serviço, vai operar ininterruptamente, 24 horas. O Terminal Gentileza será o ponto central de conexão entre os BRTs, as linhas intermunicipais, a Rodoviária e o Aeroporto do Galeão.
A grande novidade é a criação da linha exclusiva Gentileza x Madonna para transportar os espectadores do Terminal Gentileza até o local do show, passando pelo Aterro do Flamengo.
As partidas começam às 13h do sábado (4/5). Até as 19h30, o desembarque dessa linha será na Avenida Princesa Isabel 186, próximo ao McDonald’s. Após esse horário, o ponto de desembarque será na Enseada de Botafogo. A tarifa dessa linha exclusiva será de R$ 8,60, ida e volta, com controle de acesso e pagamento exclusivo por meio da plataforma de bilhetagem Jaé.
No momento da compra, os passageiros receberão uma pulseira para facilitar o retorno para casa. O embarque da volta será realizado na Enseada de Botafogo, da meia-noite às 4h de domingo. Para isto, bastará apresentar a pulseira para entrar no ônibus.
Trens e metrô
A SuperVia funcionará no horário normal de sábados para a ida, com a Central do Brasil fechando às 21h15. Para a volta, apenas a Central do Brasil estará aberta, com reabertura às 0h15 e funcionamento até as 2h15. As demais estações estarão abertas para desembarque, exceto a Praça da Bandeira.
O metrô terá operação especial até as 4h da manhã de domingo, com reforço de trens, equipes de atendimento e segurança. A ida pode ser feita pelas linhas 1 (Jardim Oceânico-Uruguai) e 2 (Pavuna-General Osório), sem necessidade de transferência.
A estação Siqueira Campos fica recomendada para desembarque, enquanto a Cardeal Arcoverde estará aberta para desembarque das 16h às 22h, sem venda de bilhetes. No entanto, a volta pode ser feita pelas três estações de Copacabana, que funcionarão até as 4h de domingo. As demais estações funcionarão após 0h apenas para desembarque.
Barcas
As Barcas terão partidas a cada 30 minutos do terminal Arariboia. Paquetá funcionará normalmente, enquanto Charitas e Cocotá não funcionarão.
Hidratação garantida
A Cedae distribuirá água em pontos estratégicos no entorno do palco e adjacências para hidratar os fãs.
O show
- 19h: abertura da festa, com apresentação de DJs
- 21h45: Madonna (show terá duas horas de duração)