Acontecem, desde a madrugada deste domingo (21), uma série de ações da Polícia Ambiental Militar do RJ contra pessoas que comentem o crime ambiental de fabricar, vender ou soltar balões.
Em Magé, ainda bem cedo, o Comando de Polícia Ambiental (CPAm) acabou com um festival ilegal de balões. A equipe do 6º BPM (Tijuca) deteve três indivíduos após a queda de um balão na Praça da Bandeira. A ocorrência foi imediatamente repassada para a 18ª DP (Praça da Bandeira).
Enquanto isso, em uma operação de patrulhamento marítimo na Baía de Guanabara, próximo ao Aeroporto Santos Dumont, policiais militares do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) realizaram o resgate de um balão desgovernado. O vídeos publicado pela corporação no Twitter mostra a ação.
Na Baía de Guanabara, próximo ao Aeroporto Santos Dumont, policiais militares do Comando de Polícia Ambiental (#CPAm), durante um patrulhamento marítimo, resgataram um balão em queda. A ação de resgate foi filmada.
— @pmerj (@PMERJ) May 21, 2023
Estamos no céu, na terra e no mar!! pic.twitter.com/XgJvMWbDQf
Ação começou em Magé
Era pra ser um festival ilegal de balões bem animado neste domingo (21), no bairro de Suruí, em Magé. Mas, o Comando de Polícia Ambiental (CPAm) acabou chegando na madrugada e impediu a festança.
O programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente, o Linha Verde, alertou os policiais sobre o evento não autorizado. Quando as equipes chegaram, cerca de duas mil pessoas já estavam curtindo o festival, mas com a correria, muita gente acabou se dando mal. Até os líderes do evento saíram de fininho de barco, pelo mangue e mata adentro.
Ação conjunta do Grupamento Aeromóvel (#GAM) e do Comando de Polícia Ambiental (#CPAm) desmantela evento não autorizado no município de Magé e apreende balão de 50 metros que sustentaria uma bandeira de 100 metros, próximo à pista de aeromodelo de Suruí. (+) pic.twitter.com/hU4fgWwY5b
— @pmerj (@PMERJ) May 21, 2023
Para denunciar crimes ambientais em todo estado ao Linha Verde, basta ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp; pelo aplicativo Disque Denúncia RJ, além de pelo site www.disquedenuncia.org.br ou ainda pela página do Facebook do programa. O anonimato é garantido em todas as plataformas.