A Nielsen, empresa americana especializada em dados e análises, divulgou nesta quarta-feira (17) sua projeção para o quadro de medalhas da Olimpíada de Paris-2024. O estudo indica que o pódio final dos Jogos deve repetir o resultado de Tóquio-2021, com Estados Unidos e China ocupando as duas primeiras posições, mas com uma vantagem ainda maior para a delegação americana.
Segundo a Nielsen, o Brasil deve terminar na 14ª colocação geral, caindo duas posições em relação à última edição dos Jogos. A previsão é que o Time Brasil conquiste nove medalhas de ouro e 18 pódios no total, ficando atrás de Espanha e Hungria, países que havia superado em Tóquio.
►Leia mais notícias sobre Esportes Aqui
Vale ressaltar que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) não definiu nenhuma meta específica quanto ao número de medalhas ou à posição na tabela geral para Paris-2024. O presidente Paulo Wanderley, no entanto, já havia afirmado que a intenção é superar os resultados da última edição, quando o Brasil conquistou 21 pódios com sete ouros, seis pratas e oito bronzes.
Sendo assim, a projeção da Nielsen foi realizada pela Gracenote Sports, divisão da empresa que fornece análises estatísticas para diversas ligas esportivas ao redor do mundo. A Gracenote também acompanha as principais competições que antecedem os Jogos Olímpicos, coletando dados para embasar suas previsões.
A previsão da Nielsen indica que os Estados Unidos devem conquistar um total de 123 medalhas, sendo 39 de ouro. Já a China deve ficar com 35 ouros e 89 pódios no total. Vale lembrar que, em Tóquio-2021, os dois países também terminaram em primeiro e segundo lugares nas duas categorias, com os americanos conquistando 39 medalhas de ouro contra 38 dos chineses. No total, a diferença foi maior: 113 pódios para os EUA contra 88 para a China.
►Leia mais notícias sobre Esportes Aqui
Enfim, se a projeção se confirmar, os Estados Unidos alcançarão a oitava vez consecutiva como líder em medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos. Assim, a única exceção foi na edição de Pequim-2008, quando a China, após um investimento pesado em esportes olímpicos, obteve 51 medalhas de ouro contra 36 dos americanos.
Após EUA e China, a projeção para o quadro de medalhas de Paris-2024 coloca a Grã-Bretanha em terceiro lugar com 66 medalhas no total (13 de ouro), seguida por França (55-28), Austrália (50-13), Japão (49-13), Itália (47-12), Holanda (38-18), Alemanha (36-9) e Coreia do Sul (24-9).