
Foto: AFP
Os Estados Unidos entregaram à Ucrânia mais de 5.000 armas e munições apreendidas quando eram transportadas pelo Irã para os rebeldes huthis no Iêmen, informou o Exército americano nesta terça-feira (9).
O Comando Central dos EUA (CENTCOM) afirmou que as armas, incluindo fuzis AK-47, metralhadoras, rifles de precisão e munição, “ajudarão a Ucrânia a se defender da invasão russa”. A quantidade de armamento é suficiente para equipar uma brigada ucraniana.
A transferência, realizada na semana passada, ocorre em um momento crucial para a Ucrânia, que enfrenta uma significativa escassez de munições.
►Leia mais notícias Internacionais aqui
A entrega também coincide com o bloqueio de novos envios de ajuda militar por parte de congressistas republicanos americanos.
Dessa forma, as armas e munições foram apreendidas pelos EUA entre maio de 2021 e fevereiro de 2023. Elas eram transportadas em quatro navios pelo Irã para os huthis no Iêmen. Contudo, o CENTCOM condenou o apoio do Irã aos grupos armados, afirmando que “ameaça a segurança internacional e regional”.
Enfim, os Estados Unidos declararam que continuarão a tomar medidas para “esclarecer e parar as atividades desestabilizadoras do Irã”. Assim, a entrega das armas apreendidas à Ucrânia é vista como uma forma de pressionar o Irã e fortalecer a defesa ucraniana contra a invasão russa.