A polícia prendeu em em flagrante, nesta terça-feira (2), seis integrantes de uma quadrilha que aplicava o golpe do falso empréstimo consignado. Os agentes encontraram os criminosos encontrados em um escritório clandestino, no Centro do Rio de Janeiro, e os autuaram pelo crime de formação de quadrilha.
A ação ocorreu após os agentes da 15ª DP (Gávea) receberem denúncias sobre o funcionamento do escritório. Segundo as investigações, o local foi montado há, aproximadamente, um mês, e os criminosos mudavam a localização com frequência para evitar possíveis fiscalizações.
►Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui
De acordo com os agentes, os autores do crime contatavam idosos que já tinham empréstimos regularmente contratados e ofereciam a renovação da dívida, com a promessa de redução de parcelas e taxas de juros, garantindo, ainda, uma espécie de troco em dinheiro.
Após aceitar, a vítima recebia o valor da diferença do saldo positivo creditado em sua conta e, sob o argumento de uma suposta amortização, transferia o dinheiro para as contas da empresa ilegal. Entretanto, a vítima não percebia que havia feito um novo empréstimo com mais parcelas e saldo devedor maior, além de ter os saldos, eventualmente recebidos, retirados de sua conta.