O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (01), a atuação da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) em duas frentes: combate ao desmatamento na Amazônia Legal e apoio à segurança pública no Rio de Janeiro.
Na Amazônia, a FNSP seguirá auxiliando o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na fiscalização e repressão ao desmatamento ilegal e outros crimes ambientais, incluindo o combate a incêndios florestais e queimadas. A medida, válida por 275 dias, até 31 de dezembro de 2024, integra o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), que busca alcançar a meta de desmatamento zero até 2030.
► Leia mais notícias sobre Brasil aqui
Embora o número de agentes da Força Nacional na região não seja divulgado por questões de segurança, cada operação é cuidadosamente planejada e recebe apoio logístico do Ibama.
No Rio de Janeiro, a FNSP terá sua atuação prorrogada por mais 30 dias, a pedido do governador Cláudio Castro. Os agentes continuarão apoiando as forças de segurança locais em operações de patrulhamento nas rodovias federais, com o objetivo de garantir a ordem pública e a segurança da população.