Um forte temporal atingiu municípios das regiões sul e da serra do Espírito Santo entre a sexta-feira (22) e este sábado (23), deixando mais de 1.205 pessoas desalojadas. O município de Vargem Alta foi o mais atingido, com mil desalojados.
Bom Jesus do Norte, na divisa com o Rio de Janeiro, registrou o maior volume de chuva em 24 horas: 304,2 milímetros. Vídeos feitos por moradores mostram ruas cobertas de água, correntezas arrastando carros, pessoas sendo resgatadas em botes e casas alagadas até o segundo andar.
Várias cidades registraram alagamentos, deslizamentos de terra, queda de árvores e barreiras. As rodovias BR 101, BR 482, ES 483, ES 297, ES 181, ES 185, ES 391 e ES 489 estão interditadas.
“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”
Bom Jesus do Norte está em risco “muito alto” de deslizamentos. Há outros 17 alertas de risco alto para deslizamentos e inundações em diversas cidades.
O governo do estado, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão mobilizados para auxiliar as comunidades atingidas. O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ofereceu o apoio da Defesa Civil Nacional. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, também se disponibilizou a ajudar.
Há previsão de chuvas intensas até as 10h de domingo (24).