![](https://folhadoleste.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Governador-Claudio-Castro-em-reuniao-com-o-Comite-de-Chuvas-no-Centro-Integrado-de-Comando-e-Controle-Foto-Philippe-Lima.jpeg)
Governador Cláudio Castro lidera reunião, no Centro Integrado de Comando e Controle, com o Comitê de Chuvas | Foto: Philippe Lima/Governo do RJ
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, viajou para Petrópolis na noite de sexta-feira (22) após a cidade registrar forte volume de chuvas. E as previsões do tempo indicam mais precipitações, sobretudo para as próximas 48 horas.
Preocupação
Petrópolis foi a cidade que recebeu o maior volume de chuvas nas últimas 12 horas, com mais de 230 mm acumulados. O Corpo de Bombeiros já está atuando na região e o governador está em contato com a prefeitura para coordenar as ações de resposta à situação.
Exército acionado
Diante do alto risco de deslizamentos e alagamentos, Castro solicitou ao presidente Lula ajuda do Exército Brasileiro para auxiliar na recuperação da cidade.
Em entrevista ao programa “Em Pauta”, do canal Globonews, Castro falou que o Exército atuará em ações de salvamento. Desse modo, a ajuda deve se dar em complementação ao trabalho dos bombeiros.
A força também vai atuar na organização local, bem como nas áreas atingidas e em seu entorno. Principalmente, auxiliando em manter somente sob o controle dos agentes públicos especializados em socorro à pessoas em situação de crise.
Histórico de tragédias
Em 2022, Petrópolis foi palco de uma tragédia provocada por fortes chuvas que resultaram em mais de 230 mortes. Diante disso, o governador cita obras realizadas pelo governo do estado que, segundo ele, minimizaram a tragédia.
“Estamos conseguindo agir rapidamente para ajudar a população. A Serra já é uma região com um histórico geológico complexo e, se não fossem as obras que o Estado realizou, como as contenções de encostas e a primeira fase da recuperação do Túnel Extravassor, a situação seria pior”, ponderou o governador.