O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, decretou ponto facultativo para as repartições públicas estaduais na sexta-feira (22) em razão da previsão de fortes chuvas para o estado. A medida visa garantir a segurança da população e facilitar o trabalho das equipes de prevenção e resposta a desastres.
Em seu perfil oficial no X (antigo Twitter), Castro alertou sobre a previsão de chuvas intensas e destacou a importância da ação preventiva.
“Para que as nossas equipes possam trabalhar e consigam garantir a segurança nas ruas, estou decretando ponto facultativo nesta sexta-feira, dia 22”, escreveu.
O governador também informou que participava de uma reunião com o gabinete de crise no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para alinhar as ações do plano de contingência e reduzir os impactos dos temporais.
“Estou ligando para os prefeitos das regiões com previsão de alto índice de chuvas para que façam o mesmo”, declarou.
“Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui”
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também se manifestou sobre o temporal previsto e pediu à população que evite deslocamentos a partir desta quinta-feira (21) e, se possível, antecipe a volta para casa.
E também decretem ponto facultativo em suas cidades.
Peço que as pessoas fiquem em casa e não se arrisquem em locais ao ar livre.
O Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e órgãos competentes, estarão trabalhando para proteger vidas com o dobro do efetivo nas ruas. Se protejam!!!
— Cláudio Castro (@claudiocastroRJ) March 21, 2024
Em um vídeo publicado nas redes sociais, Paes e a chefe da meteorologia do Alerta Rio, Raquel Franco, alertaram que o temporal pode começar na noite de quinta-feira e se estender pela madrugada, com maior intensidade entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado. A mesma condição climática é prevista para a noite de sábado e a madrugada de domingo.
“Quem tiver que fazer deslocamentos, se puder, faça mais cedo, para que, caso a chuva aconteça às 19h, a gente não tenha tanta gente se deslocando. É o primeiro pedido que eu faço”, disse o prefeito.
Enfim, as autoridades também recomendaram que a população fique atenta aos alertas e avisos oficiais, evite áreas de risco e procure abrigo em caso de necessidade.