A Fórmula 1 decidiu, na manhã desta quarta-feira (17), cancelar o Grande Prêmio da Emilia-Romagna, que seria disputado no autódromo de Ímola, na Itália, no próximo final de semana. As fortes chuvas, que provocaram inundações na região Norte do país europeu, motivaram o cancelamento.
A decisão atende a pedido do primeiro-ministro da Itália, Matteo Salvini. As tempestades já deixaram centenas de desabrigados na região onde fica o autódromo. Além disso, as chuvas também causaram problemas para que as equipes de Fórmula 1 montassem a estrutura necessária para a realização do GP.
The decision has been taken not to proceed with the Grand Prix weekend in Imola#EmiliaRomagnaGP #F1 pic.twitter.com/4taauGnFEA
— Formula 1 (@F1) May 17, 2023
“A comunidade da Fórmula 1 quer enviar seus pensamentos às pessoas e comunidades afetadas pelos recentes acontecimentos na região da Emilia-Romagna. Também queremos prestar homenagem ao trabalho dos serviços de emergência que estão fazendo tudo o que podem para ajudar os necessitados. Após discussões entre a Fórmula 1, o Presidente da FIA, as autoridades competentes, incluindo os Ministros relevantes, o Presidente do Automóvel Clube da Itália e o Presidente da Região da Emilia Romagna, a decisão foi tomada porque não é possível realizar o evento com segurança para nossos fãs, as equipes e nosso pessoal, e é a coisa certa e responsável a fazer, dada a situação enfrentada pelas cidades da região. Não seria correto colocar mais pressão sobre as autoridades locais e os serviços de emergência neste momento difícil”, disse o comunicado.
O Mundial de Fórmula 1 tem a liderança do holandês Max Verstappen, da equipe Red Bull. Com o cancelamento da corrida em Ímola, a sexta etapa do campeonato será o GP de Mônaco, no dia 28 de maio.