A Confederação Brasileira de Futebol instituiu o troféu Roberto Dinamite, em homenagem ao veterano artilheiro do Brasileirão. O anúncio foi feito por Lênin Franco, diretor de marketing da CBF, durante o Conselho Técnico do torneio. A premiação financeira será concedida ao goleador a partir de 2024. Rodrigo, filho de Roberto Dinamite, expressou gratidão pela lembrança ao seu pai após o anúncio.
Roberto Dinamite, lendário jogador e ídolo do Vasco, faleceu em janeiro de 2023, aos 68 anos, após uma batalha contra um câncer intestinal. Ele detém o recorde de maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, com 190 gols, além de ser o maior goleador do Campeonato Carioca, com 284 gols.
“Leia mais notícias sobre Esportes Aqui”
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, exaltou a importância de eternizar o legado desse craque ao batizar o troféu do artilheiro do Brasileirão com seu nome.
Ao longo de sua carreira, Roberto Dinamite defendeu também clubes como Barcelona (Espanha), Portuguesa-SP e Campo Grande, acumulando, ao todo, 708 gols pelo Vasco, 184 gols em São Januário e 88 gols nos clássicos cariocas, com destaque para Botafogo, Flamengo e Fluminense. Além disso, ele ostenta convocações para a seleção brasileira.