E mais um trauma chegou ao fim! O dia 29 de fevereiro de 2024 entrou para a história do Fluminense. Isso porque o Tricolor ganhou a Recopa Sul-Americana ao vencer a LDU por 2 a 0. Com a vitória e o título, a equipe carioca finalmente encerrou um tabu contra o adversário, o de nunca ter conquistado um título em cima do time de Quito.
Por ter perdido o primeiro duelo por 1 a 0 em Quito no dia 22, o Flu precisava vencer por pelo menos dois gols de diferença nos 90 minutos. Caso vencesse pela mesma diferença na ida, o jogo iria para a prorrogação. E foi por essa razão que a LDU procurou usar de catimba desde o início.
O time de Fernando Diniz teve mais iniciativa na etapa inicial. Mas faltou ousadia. Nervoso, o Flu abusou do direito de errar e pouco finalizou a gol, apenas três vezes. A melhor chance veio no fim, qquando Cano teve oportunidade clara de gol, mas errou o chute de forma que não costuma fazer.
Para a etapa final, Diniz tirou Felipe Melo e colocou John Kennedy, deixando o time no esquema 4-2-4. O Fluminense melhorou, mas a LDU segurava o máximo que podia. Aos 25 do segundo tempo, o técnico tricolor foi para o tudo ou nada. Tirou, respectivamente, Ganso, Keno e Diogo Barbosa, para colocar Renato Augusto, Douglas Costa e Marcelo. Foi a partir daí que o time passou a assustar bem mais.
“Leia mais notícias sobre Esportes Aqui”
Com a constante posse de bola e construção de jogadas, o Flu envolveu o adversário até fazer o fol. Aos 30, Samuel Xavier cruzou com perfeição para John Arias cabecear sem chance de defesa para o goleiro equatoriano, marcando 1 a 0 para o tricolor.
Cinco minutos depois, John Kennedy foi expulso após pisar propositadamente em Sambrano, que já estava caído. Mas, se alguém pensava que Diniz recuaria o time, enganou-se. Isso porque o técnico manteve o ímpeto. E foi premiado por isso.
Aos 40, em troca de passes, Douglas Costa tocou para Renato Augusto, que sofreu falta dentro da área. Pênalti que o árbitro marcou. Apesar da reclamação dos jogadores da LDE, não teve jeito, John Arias cobrou e mandou para o gol aos 44 minutos, no fim do tempo regulamentar.
Embora tivesse um jogador a mais, o time equatoriano não teve forças para tentar fazer o gol que poderia levar o jogo à prorrogação. Fim de jogo e delírio para poucos mais de 60 mil tricolores presentes ao Maracanã.
A Conmebol elegeu Thiago Santos como o melhor jogador da partida. E por causa do título, o Fluminense vai receber uma premiação no valor de 1,8 milhão de dólares, o equivalente a R$ 9 milhões.