
Créditos: foto de divulgação
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio de Janeiro divulgou dados alarmantes sobre a situação da COVID-19 no estado, registrando 1.351 novos casos e 23 mortes entre os dias 29 de janeiro e 5 de fevereiro de 2024. Neste período, também foram contabilizadas nove internações pela doença. A taxa de letalidade permaneceu inalterada em 2,68%.
Desde o início da pandemia em março de 2020, o estado do Rio de Janeiro acumula um total de 2.901.953 casos confirmados de COVID-19. Além disso, foram registradas 198.124 internações e 77.845 óbitos decorrentes do vírus. Esses números foram divulgados na segunda-feira (5) por meio do Painel de Coronavírus do Governo do Estado, que é atualizado semanalmente.
Os dados mais recentes, datados do dia 8 de janeiro deste ano, revelam uma preocupante taxa de ocupação dos leitos hospitalares. A taxa de internação de adultos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) permanece em 67%, enquanto todos os leitos de enfermaria destinados a pacientes com COVID-19 estão com 100% de ocupação.
Diante desse cenário, autoridades de saúde reforçam a importância da adoção de medidas preventivas, como o uso de máscaras, a higienização frequente das mãos e o distanciamento social, para conter o avanço da doença e evitar o colapso do sistema de saúde.