
Créditos: Marília Diogo
Saquarema tem testemunhado a presença crescente das caravelas-portuguesas (Physalia physalis) em suas praias, um fenômeno que tem preocupado os frequentadores do litoral. Embora possam parecer fascinantes à primeira vista, esses organismos marinhos representam um perigo real para os banhistas, pois seus tentáculos venenosos podem causar queimaduras graves e até mesmo paralisia.
A bióloga marinha Karina Massei, ressalta que.
“As caravelas-portuguesas não têm a intenção de atacar os humanos, mas se alguém entrar em contato com seus tentáculos, seja nadando ou mesmo caminhando na praia, as queimaduras resultantes podem variar de vermelhidão e coceira até dores intensas semelhantes a queimaduras profundas. Em casos raros, essas queimaduras podem ser tão graves a ponto de causar óbito.”
Embora muitas vezes esses organismos se apresentem de forma colorida e chamativa, é fundamental compreender que representam uma ameaça potencial. Seus tentáculos podem se estender até 30 metros de comprimento, e a presença do animal pode passar despercebida, camuflada na areia. Por isso, é crucial que os frequentadores das praias mantenham-se alertas e vigilantes.
Mesmo após a morte, a caravela-portuguesa pode causar danos à pele e ao sistema nervoso. Conscientização e vigilância são essenciais para garantir a segurança nas praias de Saquarema e região.