ArtesEntretenimento, Artes e Cultura

Pinturas de Mario Reis revelam “Olhar Discreto” sobre Niterói

A exposição “Olhar Discreto” leva ao público uma percepção artística singular sobre a cidade através das pinturas de Mario Reis. Elas estão expostas na Sala de Cultura Leila Diniz, no Centro de Niterói, até 13 de março, com entrada franca. Inclusive, nesta quinta-feira (01/02), às 14h, o artista participa da roda de conversa do projeto “Quintas na Sala”, dentro do programa de arte educação do espaço.

“Dos trabalhos reunidos nesta exposição, alguns são recentes e alguns de outros momentos da minha carreira”, explica Mario Reis, que tem conversado com grupos de estudantes que visitam a Sala.

Mário Reis

Nascido em Ubá, Minas Gerais, Mario Reis vive em Niterói há 50 anos. Todavia, sua trajetória artística começou na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e continuou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Em sua obra, Mario Reis explora diferentes técnicas e materiais, mas sempre com um olhar atento aos detalhes e à beleza do cotidiano. Suas pinturas de paisagens, por exemplo, possuem paleta de cores suaves e composição harmoniosa.

Pinturas

Uma das séries mais interessantes da exposição é “Basculantes”. Nessas pinturas, Mario Reis capta imagens da cidade através das janelas dos corredores do prédio onde mora, em Icaraí. As frestas das basculantes funcionam como molduras, criando um efeito de intimidade e privacidade.

Outra série de destaque é “Cadeiras de palhinhas”. Nessas pinturas, Mario Reis utiliza, sobretudo, a reciclagem de materiais para criar obras de arte. Os quadros são feitos a partir de fragmentos de cadeiras de palhinhas descartadas, que são colados sobre tela.

Em suma, a exposição “Olhar discreto” é uma oportunidade para conhecer a obra de um artista que tem muito a dizer sobre Niterói. As pinturas de Mario Reis são um convite ao olhar atento e sensível sobre a beleza do mundo ao nosso redor.

Serviço

  • Sala Leila Diniz: Rua Professor Heitor Carrilho, 81, Centro, Niterói
  • De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até 13 de março.

Escolas e grupos devem agendar visitas guiadas através do e-mail [email protected].

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Artes