O coletivo Escritoras Vivas vai comemorar nesta quinta-feira (25), às 18 horas, três anos de existência com uma noite em grande estilo no Empório Vírgula, em São Gonçalo. O evento contará com o debate do livro ‘Outros jeitos de usar a boca’, de Rupi Kaur, pelo Clube Leia Mulheres. Também haverá a entrega das novas camisetas com a logo do coletivo, além do anúncio de mais novidades para 2024.
Derivado do grupo Escritores Vivos, criado por Yonara Costa em 2017, o projeto proposto pela professora junto às autoras Suzane Silveira e Cyntia Fonseca iniciou com o objetivo de ser um coletivo feminino de mobilização e expressão cultural na cidade de São Gonçalo.
Como o número de mulheres no meio literário gonçalense à época era consideravelmente menor, o trio resolveu se unir para fazer do grupo um espaço além da troca de ideias. Uma das motivações era movimentar as ações literárias também entre autores de cidades vizinhas. E um outro propósito foi o de fazer da literatura uma ferramenta de entretenimento em meio às incertezas causadas na ocasião pela pandemia de covid-19.
O projeto foi contemplado pelo edital federal da Lei Aldir Blanc (2020), recebeu o selo do Grupo Mulheres do Brasil e firmou diferentes parcerias. Desde então, várias autoras lançaram livros solo, além dos textos autorais publicados no livro ‘Escritoras Vivas: coletivo de autoras gonçalenses’, disponível nas versões física e digital. Algumas receberam, ainda, prêmios em trabalhos solo ou co-autorias, como o Off-Flip de Literatura e outros.
No segundo semestre de 2023, com a expectativa da abertura de novas oficinas e outras ações, o coletivo abriu mais 10 vagas para a entrada de novas escritoras ou mulheres com desejo de se tornarem escritoras. Hoje, são mais de 40 reunidas em prol da literatura, com debates e troca de experiências através do grupo de Whatsapp. A abertura de inscrições para novas oficinas aguarda a viabilidade de cronograma e captação de recursos.
Ação que faz a diferença
De perfil tímido, a jornalista Cyntia Fonseca, uma das fundadoras, se solta quando o assunto é literatura. Autora de ‘Coração de Cleópatra’, ela é uma das profissionais da área mais reconhecida entre os colegas pelo apoio a iniciativas desse tipo.
Explicando que o trabalho é de “formiguinha”, ou seja, feito aos poucos, a jornalista se emociona ao contar os feitos realizados pelo coletivo.
“Completar três anos de união e atividades contínuas na cena literária de São Gonçalo é muito significativo. A gente mal percebe, mas está fazendo História. Enquanto muitos gastam suas energias em reclamar que a cidade não tem cultura, a gente se uniu para fazer algo que mude isso. Começamos com um trabalho de formiguinha, a gente hoje já tem, pelo menos, 10 escritoras que lançaram livros depois de participarem do coletivo. Isso por si só já representa muito e a ideia é que continue e cresça cada vez mais’.
A celebração acontece no Empório Vírgula, três anos após o primeiro encontro do coletivo, no Bistrô Cultural D’Avó. Ambos os estabelecimentos, assim como a Arte Galeria Box 212, tornaram-se referência tanto para os encontros do coletivo quanto para outras ações culturais e literárias.
O coletivo apresenta-se como democrático e apartidário; e recebe mulheres, preferencialmente moradoras da cidade de São Gonçalo, que desejam ser escritoras, em qualquer idade.
Instagram @escritorasvivas
O Empório Vírgula fica na Rua Carlos Gianelli, 235 – Boaçu, São Gonçalo.