Coluna do André FreitasLeste FluminenseNiterói

Niterói: “Rolezinho” de motoqueiros volta a infernizar Zona Sul

Um grande grupo de motoqueiros percorreu diversas ruas de Icaraí, na Zona Sul de Niterói, por volta das 2h da madrugada desta terça-feira (16). Com escapamentos irregulares, eles aceleravam com força, fazendo um barulho ensurdecedor.

Moradores revoltados

O barulho perturbou o sono de milhares de pessoas. Em redes sociais, moradores relataram a situação e cobraram ações das autoridades. O horário escolhido para o “rolezinho” foi estratégico: entre 2h e 5h da madrugada, quando o Programa Segurança Presente Niterói não funciona.

“Passaram na Marquês de Paraná duas vezes de madrugada, empinando, fazendo uma barulhada, meu bebê sempre se assusta. Absurdo! Que eles não têm o que fazer já sabemos, porque uma hora dessa da madrugada fazendo isso em pleno dia de semana, não tem! Agora, cadê a polícia? A rua é a continuação do 12º Batalhão”, disse uma moradora revoltada.

Prefeito cobrado

Outra moradora cobrou ações do prefeito Axel Grael.

“Passaram na Rua Joaquim Távora às 1:50h da manhã de hoje 16/01, e depois às 3h15 da manhã novamente. Isso é um absurdo!! As pessoas de bem e trabalhadores, que precisam acordar cedo, acabam dormindo mal por causa desses inúteis! Esse prefeito não faz nada!!!”, protestou.

Infração de trânsito grave

O advogado Heraldo Fonseca da Silveira alerta que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo com escapamento irregular é uma infração de trânsito grave, com multa de R$195,23 e retenção do veículo para regularização.

Alterações prejudiciais à saúde e ao meio ambiente

O silenciador do escapamento é um item importante, pois tem a função de eliminar o ruído do motor. Porém, alguns motoristas modificam as peças de fábrica para aumentar o ronco do motor. Isso acaba aumentando o ruído e a emissão de fumaça pelas motos.

Diretrizes do Conama

Diretrizes do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) determinam que no máximo 99 decibéis (db) sejam emitidos pelas motocicletas fabricadas até o ano de 1998; já para modelos posteriores, os níveis ficam entre 75 e 80db, conforme a cilindrada.

Multa

Para aplicação da multa, o agente de trânsito deve ter um aparelho chamado decibelímetro, que mede os decibéis de ruído. Na ausência dele, os agentes do Detran podem realizar a constatação da existência de alterações no veículo.

Problema antigo

Trata-se de um inconveniente recorrente, em Niterói, pois por diversas vezes o assunto domina as redes sociais e até mesmo o noticiário do FOLHA DO LESTE. Por exemplo, em maio do ano passado, uma operação da PM combateu ‘rolezinhos’ de motos em Niterói. 

Mesmo assim, após a operação, voltamos a noticiar, em junho, que a baderna dos motoqueiros continuava insuportável. Porém, em outubro, a vereadora Benny Briolly apoiou, com escolta da polícia militar, um rolezão de motoqueiros, no Fonseca, na Zona Norte.

Segundo Benny, tratava-se de um protesto para que o poder público destinasse um local para a prática da atividade.

Por fim, no final de dezembro, noticiamos um rolezinho perturbando a vida de moradores de Piratininga. Todavia, os casos não se resumem a esses que nós citamos. Entretanto, eles representam um resumo da impunidade de quem tem o dever de agir e punir.

Vídeo – CLIQUE AQUI

 

 

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Comments are closed.